Veem ou vêem

Mesmo essa mudança completando quase uma década de existente, muita gente ainda faz confusão Muitas palavras, depois do acordo ortográfico de 2009, tiveram a grafia modificada. E com alguns termos. Como, por exemplo, veem ou vêem.

Apesar de apenas um estar certo, é comum ver as duas formas de escrita por conta da confusão com a última mudança.

Nesse artigo você irá descobrir não só o termo correto quando o assunto é veem ou vêem, mas, também, a não fazer mais confusão. Confira!!!

Veem ou vêem: qual o correto?

A confusão com veem ou vêem é bem comum. Isso porque, até 2009 a palavra era escrita com acento circunflexo na primeira sílaba. Mas, a partir da aprovação do acordo ortográfico mais recente, o acento dessa palavra caiu.

A palavra veem é a conjugação do verbo ver, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (eles).

Mas não é só por conta da queda do acento que muita gente faz confusão com veem ou vêem. É que essa palavra tem uma série de funções. Ele pode indicar a apreciação de algo, mas, também, a avaliação e observação.

Além disso ele também pode indicar o ato de enxergar, imaginar, lembrar ou visitar.

Confira abaixo alguns exemplos da palavra veem no cotidiano:

  • As pessoas veem a confusão e não fazer nada para impedir.
  • De onde eles veem não há internet;
  • Meus pais não veem com bons olhos o novo namorado da minha irmã;
  • As crianças veem a professora todos os dias.

Com os exemplos acima fica bem fácil compreender as diferentes aplicações da palavra veem.

Como não confundir mais veem ou vêem

Mesmo com o último acordo ortográfico tendo quase uma década de existência, muita gente confunde veem ou vêem. Para te ajudar a não fazer mais essa confusão, nós separamos duas dicas.

A primeira delas é entender a regra que fez que o acento circunflexo de veem cair.

Ela é bem simples, basicamente o acento circunflexo não é mais usado nos verbos que, ao serem conjugados na terceira pessoa do plural (eles) terminal com EEM. Confira abaixo alguns exemplos de palavras que também perderam ao cento depois da mudança:

  • Creem
  • Deem
  • Leem

A segunda dica para você não confundir mais esses dois termos é utilizar a forma correta (veem) diariamente. Quanto mais você usá-la, mais fácil será associá-la de maneira automática.

A verdade é que muita gente faz esse tipo de confusão por não usar a norma culta diariamente. E como o nosso cérebro cria hábitos, ele passa a associar a escrita incorreta.

Agora que você já sabe como não confundir mais veem ou vêem, não deixe de praticar. Você verá que isso fará toda a diferença no seu dia a dia.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para comentar!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *