Sessenta, sescenta ou secenta

A nossa Língua Portuguesa é repleta de regras em relação ao uso de S, SS e C. Por conta disso, muitas pessoas acabam ficando em dúvida sobre a grafia correta de algumas palavras. É o caso de sessenta, sescenta ou secenta.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de saber qual o correto entre sessenta, sescenta ou secenta, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas qual o correto entre sessenta, sescenta ou secenta?

O correto entre sessenta, sescenta ou secenta é a primeira alternativa, com SS. As expressões sescenta e secenta estão incorretas e por isso não devem ser utilizadas no seu dia a dia.

A palavra sessenta é utilizada para indicar o número cardial 60. Ela pode ser utilizada para indicar 60 unidades, ou uma quantidade equivalente a seis dezenas.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • A sua conta deu sessenta reais;
  • O limite máximo dessa via é de sessenta quilômetros;

Muitas pessoas acabam fazendo confusão entre sessenta, sescenta ou secenta por conta das palavras SS, S e C terem o mesmo som.

Uma dica para não fazer mais essa confusão é lembrar que o próprio numeral seis utiliza o S. Logo, sessenta deve ser escrito com a utilização de SS, e não nas formas sescenta ou secenta.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre sessenta, sescenta ou secenta, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Para começar, deixe de lado os corretores automáticos, eles só tendem a prejudicar o seu aprendizado. Afinal de contas, eles apenas corrigem as palavras, sem dar qualquer tipo de explicação.

Uma segunda recomendação é que você releia seus antigos livros de Português do Ensino Médio e Fundamental. Eles te ajudarão a relembrar de uma série de aprendizados que acabamos nos esquecendo ao longo do tempo.

Mais uma dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é utilizar aplicativos de vocabulário. Através deles você conseguirá conhecer uma série de novas palavras do nosso idioma.

Particularmente nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras. Nele você poderá ver todas as expressões aceitas pela entidade.

Mais uma dica é que você deixe a linguagem web apenas para conversas informais no mundo digital. Isso porque, ela é repleta de expressões e gírias que não são aceitas pela Norma Culta, e isso pode gerar confusão.

Por fim, não pare em sessenta, sescenta ou secenta. Continue sempre a buscar por mais conhecimentos.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *