Sediar ou sedear

A Língua Portuguesa não é considerada uma das mais difíceis do mundo à toa. Ela possui tantas regras, normas e expressões que até mesmo os brasileiros acabam fazendo confusão com algumas palavras. É o caso de sediar ou sedear.

Apesar das duas expressões estarem corretas, elas significam coisas diferentes, e só uma ainda é usada usualmente.

Nesse artigo, além de aprender como usar sediar ou sedear corretamente, você também verá várias dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas como usar as palavras sediar ou sedear?

As duas palavras sediar ou sedear existem na Língua Portuguesa. Contudo, elas devem ser aplicadas em situações distintas.

Sediar, com a letra I na segunda sílaba é um verbo. Ela é usada para indicar o ato de um local servir de sede para um evento.

Ela também pode ser usada para indicar o ato de fixar uma sede em um local. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O Brasil irá sediar o próximo evento da Organização Mundial da Saúde;
  • Não sei se seremos capazes de sediar a próxima feira acadêmica;
  • A empresa vai sediar o maior evento de treinamentos simultâneos da América Latina.

Já a palavra sedear é um verbo bem antigo que já não é tão utilizado. Basicamente ele indica o ato de você usar limpar, usando sedas, objetos de ourivesaria (prata, ouro, pedras preciosas entre outros).

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • É melhor você sedear as suas joias diariamente se quiser que elas durem mais;
  • Se você sedear esse anel ele ficará parecendo novo.

Dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar as palavras sediar ou sedear, nós vamos te dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, nunca deixe de lado uma dúvida. Se você não tiver tempo para tirá-la na hora, anote no smartphone e depois procure a resposta para ela.

Em segundo lugar, não use corretores automáticos no seu dia a dia. Isso porque eles não agregam em nada no seu aprendizado.

Pelo contrário, acabam atrapalhando. Isso porque você não irá realmente aprender as expressões corretas, e quando não tiver o recurso por perto ficará em apuros.

Outra dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é reler os livros do Ensino Fundamental e Médio sobre português. É extremamente comum que a gente esqueça várias coisas com o passar do tempo.

Ao reler os livros da escola, você conseguirá relembrar de várias regras e normas. Por isso, não esqueça de sempre dedicar uns 30 minutos diários para esse tipo de leitura.

Por fim, não pare em sediar ou sedear. Continue sempre a buscar mais conhecimento.

Ficou com alguma dúvida sobre Língua Portuguesa? Aproveite e deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *