Secretaria ou Secretária

Na nossa Língua Portuguesa, existem muitas expressões que têm grafias parecidas, mas significados e aplicações totalmente diferentes. E isso acaba gerando confusão em muita gente. É o caso de Secretaria ou Secretária.

As duas expressões estão corretas, mas devem ser usadas de forma distinta.

Nesse post, além de aprender como usar Secretaria ou Secretária corretamente, você também verá algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas como usar as expressões Secretaria ou Secretária corretamente?

As expressões Secretaria ou Secretária existem na Língua Portuguesa. Mas elas possuem significados e aplicações diferentes.

Secretaria, sem acento, é uma expressão usada para indicar um departamento específico de administração ou uma subdivisão de algum ministério.

Por sua vez, secretária com acento indica a profissional que exerce a função de secretariado. Também pode ser usada para indicar um cargo público, o de secretário.

Exemplos de utilização da expressão secretaria

  • Você precisa prestar contas na secretaria da fazenda;
  • João, sua mãe está te esperando na secretaria da escola;
  • Você pode emitir a segunda via da mensalidade na secretaria da faculdade.

Exemplos de utilização da expressão secretária

  • Procura-se secretária com inglês intermediário;
  • Vou fazer um curso de secretária virtual;
  • Você pode deixar o seu telefone com a secretária e ela entrará em contato.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Viu como é fácil usar Secretaria ou Secretária corretamente? Aproveite e confira abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você leia com mais frequência, conteúdos que usem a norma culta, tais como: revistas, artigos científicos e jornais. Dessa forma, ficará mais fácil entender como as regras e normas devem ser aplicadas.

Mais uma das dicas é que você passe a usar aplicativos de vocabulário no seu smartphone. Eles são grandes aliados do aprendizado, uma vez que permitem que você conheça novas expressões do nosso idioma.

Nós indicamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras e que possui todas as expressões aceitas pela entidade.

Outra dica que pode te ajudar e muito no aprendizado da Língua Portuguesa é escrever usando a norma culta. A escrita consegue estimular diretamente o aprendizado e a memorização.

Inclusive, sempre que você tiver dificuldades em decorar uma regra, palavra ou norma, escreva a informação ao menos dez vezes em uma folha de papel. Esse exercício super simples irá estimular diretamente a região do cérebro responsável pela memória, te ajudando assim a assimilar a informação com mais facilidade.

Agora que você já sabe como usar Secretaria ou Secretária corretamente, não deixe de continuar a procurar sempre por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *