Se não ou Senão

No nosso idioma, existem muitas palavras que possui grafias parecidas, sons parecidos, mas, que são utilizadas em situações distintas. Isso acaba gerando confusão em muita gente. É o caso das expressões Se não ou Senão.

As duas estão corretas e podem ser utilizadas no seu dia a dia. Contudo, elas precisam ser aplicadas em situações específicas.

Nesse post, além de aprender quando usar, Se não ou Senão, você também verá algumas dicas para não cometer mais erros de português. Confira!

Se não ou Senão: qual a diferença e quando usar?

As palavras Se não ou Senão estão corretas e podem ser usadas dentro da Normal Culta. Contudo, elas possuem significados e aplicações distintas.

A expressão se não separada indica caso não ou quando não. Ela é formada por uma conjunção (se) e por um advérbio (não). Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão.

  • Você fala como se não conhecesse a sua mãe;
  • Se não fosse aquele dinheiro que você me emprestou, eu teria entrado no cheque especial;
  • Se não der para vir hoje não se preocupe, marcamos outro dia.

A palavra senão, por sua vez, indica caso contrário ou a não ser que. Ela é uma expressão com uma abrangência muito grande dentro do nosso idioma.

Ela também pode ser utilizada como sinônimo de salvo, fora, a não ser, a menos, exceto entre outras expressões.

Confira abaixo alguns exemplos de aplicação dessa palavra:

  • É melhor você arrumar essa bagunça, senão você vai se ver comigo;
  • É melhor sairmos logo de casa senão vamos pegar trânsito.

Viu como os exemplos deixaram mais clara a utilização dessas expressões?

Dicas para você não errar mais ao usar a Língua Portuguesa

O primeiro passo para não errar mais ao usar a Norma Culta você já deu, que foi buscar saber como usar Se não ou Senão. Agora, não deixe de colocar em prática algumas dicas simples.

Leia muito, mas, principalmente, materiais que utilizem a Norma Culta. Revistas e artigos científicos são excelentes opções. Isso porque, eles contam com um extenso vocabulário para enriquecer o seu conhecimento.

Outra dica é escrever bastante. A escrita é um excelente exercício para o cérebro. O ideal é que você escreva uma redação ao menos uma vez na semana. Isso irá estimular não só o seu aprendizado sobre Língua Portuguesa, mas, também, sua capacidade de argumentação.

Outra dica é baixar no seu smartphone um app de vocabulário. Nós indicados o Volp, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras. Ele com toda a certeza será útil para consultas rápidas.

Agora que você já sabe que as expressões Se não ou Senão estão corretas, e como usar cada uma, não pare por aqui! Continue a buscar por mais conhecimento!

Tem mais alguma dúvida sobre Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *