Sarjeta ou sargeta

A nossa Língua Portuguesa não é considerada uma das mais difíceis à toa. Ela é repleta de regras e especificidades que causam confusão em muita gente em relação a algumas expressões. É o caso, por exemplo, das expressões sarjeta ou sargeta.

Apenas uma dessas expressões está corretas e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre sarjeta ou sargeta, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler esse post até o final.

Afinal de contas qual o correto entre as expressões sarjeta ou sargeta?

O correto entre sarjeta ou sargeta é a primeira opção, com a letra J. a expressão sargenta com a letra G está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A palavra sarjeta é um substantivo feminino que deve ser utilizada sempre que você quiser indicar uma vala próxima ao meio-fio da rua. Esse local tem como principal função fazer o escoamento da água para as galerias pluviais.

Além disso, em sentido figurativo essa expressão também pode indicar o estado de profunda decadência. Ela ainda pode ser usada como sinônimo das expressões valeta, degradação, fosso e indigência.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa palavra:

  • As inundações estão acontecendo porque a rua não tem nenhuma sarjeta para escoar água;
  • Ele pegou todos os anos que passamos juntos e jogou na sarjeta para ficar com a outra;
  • Fulano bebeu tanto ontem a noite que vomitou na sarjeta.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre sarjeta ou sargeta, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você releia os seus livros de Português. Com eles você poderá relembrar de uma série de regras e normas que é comum esquecer ao longo do tempo.

Outra dica é que você passe a usar apps de vocabulário no seu dia a dia. Com eles será possível conhecer uma nova gama de palavras diariamente.

O VOLP é uma excelente alternativa. Ele é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma recomendação para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é escrever com mais frequência. Ao escrever você estará exercitando o seu cérebro, principalmente a parte da memória.

O ideal é escrever ao menos uma redação dissertativa-argumentativa por semana. Dessa forma, você poderá não apenas exercitar os conhecimentos de norma culta, mas, também, sua capacidade de argumentação e organização de ideais que são igualmente importantes.

Por fim, não pare no sarjeta ou sargeta, continue sempre a buscar por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *