Rabugento ou rabujento

Uma das coisas que torna a Língua Portuguesa tão complexa é o fato de várias letras terem o mesmo som. Isso acaba gerando muita confusão nas pessoas na hora de escrever determinadas palavras. É o caso, por exemplo, de rabugento ou rabujento.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre rabugento ou rabujento, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler esse post até o final.

Afinal de contas qual o correto entre rabugento ou rabujento?

O correto entre rabugento ou rabujento é a primeira alternativa, com a letra G. A palavra rabujento com a letra J está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

Rabugento é um adjetivo que pode ser utilizado tanto para indicar alguém que demonstra mau humor, como, também para quem sofre de rabugem que é uma espécie de sarna.

Ela ainda pode ser utilizada como sinônimo de birrento, rabuja, mau humorado e impertinente.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O nosso vizinho é extremamente rabugento;
  • Não adianta fazer essa cara de rabugento, precisamos ir a festa da sua prima;
  • Eu não sou rabugento, apenas não gosto de eventos sociais.

Essa expressão pode ser usada nos dois gêneros, ou seja, rabugento e rabugenta. Além disso ela é o que chamamos de derivação sufixal.

Isso porque ela é a união das expressões rabugem e ento.

Dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você sabe o correto entre rabugento ou rabujento nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você deixe de usar corretores automáticos, pois eles só atrapalham o seu aprendizado. Isso porque eles corrigem expressões sem realmente mostrar o porquê. Com isso você não aprende realmente as regras da norma culta.

Ao invés desse tipo de recurso prefira usar apps de vocabulário. Com eles será possível conhecer uma nova gama de palavras.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler conteúdos que usem a norma culta, tais como livros, revistas e artigos científicos. Assim será mais fácil memorizar as regras.

Além disso, sempre que você tiver dificuldades em memorizar alguma norma do nosso idioma, o ideal é escrevê-la. Ao escrever você estará exercitando o seu cérebro o que irá ajudar diretamente no aprendizado.

Por fim não pare no rabugento ou rabujento, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *