Quis ou Quiz

A nossa Língua Portuguesa é repleta de particularidades. E isso acaba deixando muita gente confusa em relação ao uso correto de algumas palavras que tem o som e a grafia parecidos, mas, que devem ser aplicadas em situações diferentes. É o caso de Quis ou Quiz.

As duas palavras existem no nosso idioma. Contudo, além de terem significados diferentes elas também devem ser aplicadas em situações específicas.

Nesse artigo, além de aprender como usar Quis ou Quiz de forma correta, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Quis ou Quiz: qual a forma correta de usar cada palavra?

As palavras Quis ou Quiz existem na nossa Língua Portuguesa. Contudo, elas devem ser aplicadas em situações bem específicas.

A palavra quis, com S,  é uma forma conjugada do verbo querer. No caso, a expressão está conjugada na 1ª e 3 pessoa do singular (Eu e Ele). Ela deve ser utilizada quando você quiser expressar um desejo, vontade ou intensão na frase.

Ela também pode representar outros significados, por conta de sua ampla aplicação entre os falantes. Entre aos mais comuns estão: pretende, preferir, necessitar, desejar e ordenar.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da palavra Quis.

  • Ele quis que fosse assim;
  • Eu quis comprar esse presente para você;
  • Ele não quis vir, pois estava com dor de cabeça;

Já a palavra quiz, com X, é um estrangeirismo. Isso quer dizer que esse termo é originário de outro idioma, e foi incluído na Língua Portuguesa.

Ela é utilizada para indicar um conjunto de perguntas que tem como objetivo avaliar conhecimentos.

  • Hoje vamos realizar um quiz de matemática;
  • E começa agora o quiz de conhecimentos gerais

Viu como é fácil aplicar Quis ou Quis?

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora vamos te dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Uma das primeiras dicas é reler os livros do ensino fundamental e médio. Quando saímos da escola nossa tendência é esquecer de muita coisa.

Para relembrar, vale à pena rever esses conteúdos. Assim seu cérebro conseguirá relembrar das regras e normas mais facilmente.

Mais uma das dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler revistas e artigos científicos. Através deles você verá a Norma Culta sendo aplicada.

Nós também recomendamos que você tenha um app de vocabulário no smartphone, como o VOLP da Academia Brasileira de Letras. Ele irá te ajudar em consultas rápidas, expandindo o seu vocabulário.

E, por fim, não pare no Quis ou Quiz. Sempre que tiver em dúvida sobre alguma palavra ou expressão, consulte sites. Isso com toda a certeza irá ampliar os seus conhecimentos e você terá mais facilidade para usar a Norma Culta.

Tem mais alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *