Quilômetro ou kilômetro

A nossa Língua Portuguesa é repleta de particularidades. São tantas regrinhas e normas que muita gente acaba fazendo confusão com expressões bastante utilizadas, é o caso de quilômetro ou kilômetro.

Apenas uma delas está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender qual o correto entre quilômetro ou kilômetro, você também verá algumas dicas para melhorar o seu português! Então não deixe de ler até o final.

Quilômetro ou kilômetro: afinal, qual a correta?

A forma correta entre quilômetro ou kilômetro é a primeira, com QU. A expressão kilômetro está incorreta e não deve ser utilizada no seu dia a dia.

Muita gente acaba fazendo confusão porque a abreviação para essa medida é KM. Contudo, esse símbolo faz parte do Sistema Internacional de Unidades, por isso ele é usado.

Mas, se você for representar essa unidade por extenso, o correto é quilômetro com QU e acento circunflexo no O. Essa palavra é o que chamados de composição por aglutinação.

Basicamente, ela é união de dois vocábulos em uma palavra. ela deve sempre ser usada quando você for se referir a uma unidade de medida que mil metros. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão.

  • Eu não consigo andar mais nenhum quilômetro;
  • O acidente aconteceu no quilômetro 16;
  • Passei apenas um quilômetro a mais do limite de velocidade e levei uma multa;

Você também pode usar a abreviação da unidade KM:

  • Só falta mais um KM até o destino;

Só há uma pequena diferença. Se você for referenciar várias unidades do gênero por extenso, é necessário usar o plural:

  • Faltam 10 quilômetros para chegarmos;

Já se você for usar a abreviação, ela sempre deve ser no singular:

  • Faltam 10 KM para chegarmos;

Dicas do como melhorar o seu Português

Agora que você já sabe o correto entre quilômetro ou kilômetro, vamos dar algumas dicas para melhorar o seu Português.

A primeira delas é ler bastante, principalmente artigos científicos. Isso porque, esses conteúdos, obrigatoriamente, precisam utilizar a Norma Culta, que é a exigida em situações como concursos, provas e entrevistas de emprego.

Outra dica é rever os seus livros de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. A verdade é que ao longo dos anos nos esquecemos de boa parte das coisas que aprendemos na Escola. Ao reler esses livros você conseguirá relembrar desses aprendizados.

Mais uma dica é evitar utilizar os corretores automáticos. Eles não agregam nada ao seu aprendizado, afinal de contas, só corrigem as palavras sem demonstrar o porquê da correção.

Por fim, não pare no quilômetro ou kilômetro. Continue a aprofundar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, e, claro a coloca-los em prática.

Tem mais alguma dúvida sobre Português? Então aproveite para deixá-la nos comentários. Nós vamos adorar te ajudar com ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *