Puchar ou puxar

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum que as pessoas confundam CH e X, uma vez que eles assumem o mesmo som em várias situações. Por conta disso, as pessoas ficam em dúvida sobre a escrita correta de determinadas palavras, como é o caso de puchar ou puxar.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre puchar ou puxar, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa! Por isso, não deixe de ler até o final.

Afinal de contas, qual a expressão correta entre puchar ou puxar?

O correto entre puchar ou puxar é a segunda alternativa, com a letra X.

Essa expressão é um verbo que deve ser utilizado sempre que você quiser se referir ao ato de arrancar, extrair, mover ou arrastar alguma coisa.

Exemplos de utilização da expressão puxar

  • Cuidado para não puxar com muita força e quebrar a gaveta;
  • No três você começa a puxar a corda;
  • Quanto mais você puxar mais apertado o nó vai ficar.

Quando usar a letra X?

Está em dúvida sobre quando usar a letra X? Confira abaixo algumas regras de utilização:

  • Sempre após ditongos, como desleixo e caixa;
  • Em palavras que a primeira sílaba é EN, como encaixar;
  • Após a sílaba ME, como mexilhão;
  • Em palavras aportuguesadas, como xampu.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo qual a expressão correta entre puchar ou puxar, não deixe de conferir abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você passe a usar aplicativos de vocabulário. Com eles, você poderá aprender uma série de palavras todos os dias, o que irá ampliar seu conhecimento.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma dica é que você releia os seus livros de Português do ensino fundamental e médio. É muito comum  que a gente se esqueça de vários aprendizados ao longo do tempo.

E ao reler esses conteúdos, você também poderá relembrar deles.

Evite usar a linguagem web fora de ambientes digitais. Ela é repleta de gírias, abreviações e expressões que não são aceitas pela norma culta, e isso pode acabar te prejudicando em situações como provas, concursos públicos e entrevistas de emprego.

Sempre que puder, também leia conteúdos que usem a norma culta, tais como revistas, jornais e artigos científicos. Esse tipo de leitura te ajudará no aprendizado, uma vez que você verá as regras na prática.

Agora que você já sabe qual o correto entre puchar ou puxar, continue a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *