Público alvo ou público-alvo

O hífen é uma das coisas que mais gera dúvidas na Língua Portuguesa. Isso porque, depois do último Acordo Ortográfico muitas palavras deixarão de tê-lo mas outras não. E isso gerou confusão em relação a algumas expressões é o caso de público alvo ou público-alvo.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser usada.

Nesse artigo, além de descobrir qual o correto entre público alvo ou público-alvo, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas qual o correto entre público alvo ou público-alvo?

O correto entre público alvo ou público-alvo é a segunda alternativa, com hífen.

Essa palavra é um substantivo masculino. Ela é utilizada para indicar um conjunto específico de indivíduos que tenham características em comum, e que são o alvo de uma estratégia, campanha, mensagem ou informação.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O nosso público-alvo é bastante exigente;
  • Você precisa conhecer o seu público-alvo antes de criar uma estratégia de marketing;
  • A nossa campanha teve como público-alvo as mulheres empreendedoras.

Mas afinal de contas, porque essa expressão ainda utiliza o hífen?

Segundo o último Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009 e passou a ser obrigatório em 2016, as palavras que são feitas de justaposição sem elementos de ligação e que os elementos formam uma unidade mantém o sinal.

Entre outras palavras que ainda continuam a ter hífen depois do último Acordo Ortográfico, também podemos citar;

  • Segunda-feira;
  • Ano-luz;
  • Guarda-chuva;
  • Matéria-prima;
  • Entre outras expressões.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você sabe qual o correto entre público alvo ou público-alvo, vamos te dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Nossa primeira recomendação é que você tenha o VOLP no seu smartphone. Ele é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Nele você irá encontrar todas as expressões aceitas pela entidade, podendo fazer consultas rápidas e descobrir novas palavras todos os dias.

Outra dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler muito, principalmente livros sobre regras e normas do nosso idioma. Inclusive, é uma boa ideia usar os livros do ensino fundamental e médio.

A leitura é um excelente exercício para a nossa memória.

Outro hábito que você pode adotar é o de escrever. A escrita também é uma aliada do cérebro, uma vez que exercita várias funções ao mesmo tempo.

O ideal é escrever ao menos uma redação toda semana. Veja algum assunto que está em alta e faça uma redação dissertativa argumentativa. Assim você também irá melhorar seus conhecimentos gerais.

Por fim, não pare em público alvo ou público-alvo, continue sempre a buscar por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *