Propício ou propenso

Na nossa Língua Portuguesa, existem várias expressões que geram confusão nas pessoas por conta da semelhança. Elas são parecidas, mas tem significados e aplicações distintas. É o caso por exemplo de propício ou propenso.

As duas palavras existem dentro do nosso idioma mas devem ser usadas em situações diferentes.

Neste post, além de aprender a usar propício ou propenso corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas como usar as expressões propício ou propenso corretamente?

As expressões propício ou propenso existem dentro da Língua Portuguesa. Contudo, elas devem ser usadas em momentos específicos por conta dos significados.

No caso de propício é um adjetivo. Essa expressão deve ser utilizada sempre que você quiser indicar que algo ou uma situação foi adequada.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa palavra:

  • Foi muito propício ter feito sol no dia de hoje;
  • O evento de ontem foi muito propício para geração de negócios;
  • Não há nada mais propício para o surfe do que um dia de sol com muitas ondas.

Por sua vez, a expressão propenso é um adjetivo que você deve usar sempre que algo ou alguém mostrar tendência para alguma coisa, esteja disposto ou inclinado.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O jogo estava propenso a ter esse resultado;
  • Eu sou muito propenso a ajudar os outros ao meu redor;
  • Ele está muito propenso a cometer um erro grave na direção.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar propício ou propenso corretamente, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira dica é que você passe a ler com mais frequência, principalmente conteúdos que usem a norma culta como livros, artigos científicos e revistas. A leitura é um dos melhores exercícios para o cérebro, principalmente para a parte de memorização.

Outra recomendação é que você passe a usar apps de vocabulários. Eles são essenciais pois através deles é possível consultar palavras e descobrir novas.

Uma indicação é o VOLP. Ele é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras e nele será possível encontrar todas as expressões aceitas pela entidade.

Mais uma das dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é escrever. A escrita, assim como a leitura, é um excelente exercício para o cérebro.

Através dela será possível colocar em prática todo o seu aprendizado, facilitando assim a assimilação de informações. Por isso passe a escrever sempre que puder.

Por fim, não pare no propício ou propenso, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *