Predeterminado ou pré-determinado

Uma das questões que mais gera dúvidas em relação a Língua Portuguesa é o uso do hífen. Depois do Acordo Ortográfico várias regras surgiram mudando algumas palavras e gerando confusão. É o caso de predeterminado ou pré-determinado.

Apenas uma dessas palavras está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse artigo, além de descobrir o correto entre predeterminado ou pré-determinado, você também verá algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!!!

Predeterminado ou pré-determinado afinal de contas qual o correto?

O correto entre predeterminado ou pré-determinado é a primeira alternativa, sem hífen e sem acento agudo. A palavra pré-determinado está incorreta e por isso não deve ser utilizada.

O termo predeterminado é um adjetivo utilizado para indicar algo que foi previamente estabelecido, determinado de antemão. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Ficou predeterminado que parte do dinheiro será pago no dia 1°;
  • Nada ficou predeterminado, melhor ligar para confirmar;
  • É melhor deixar tudo predeterminado para não dar confusão.

Essa expressão é uma justaposição. Ou seja, dois vocábulos são unidos em uma nova parada, mas, sem que haja alteração nesses elementos. Nesse caso as palavras pre e  determinado foram unidas.

Segundo o último Acordo Ortográfico da nossa Língua Portuguesa, que começou a entrar em vigor em 2009, só usa-se o hífen nos prefixos pré, pós e pró se eles são tônicos autônomos. Se eles forem àtono e não autônomos, o sinal não deve ser empregado.

Veja abaixo alguns exemplos de utilização dessa regra de uso do hífen:

  • Propor;
  • Predeterminar;
  • Pospor;
  • Prever;

Dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre predeterminado ou pré-determinado, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Para começar, tenha no seu smartphone um app de vocabulário. Com esse tipo de ferramenta você poderá aprender palavras novas todos os dias.

Nós indicamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Assim, você terá acesso a todos as expressões aceitas pela entidade.

Em segundo lugar, evite usar os corretores automáticos. Esses recursos não agregam em nada no seu aprendizado.

Eles não ensinam realmente o porque as palavras são corrigidas, além de só levarem em conta cada palavra em si, e não o contexto da frase.

Outra dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler bastante. A leitura é um excelente exercício para o seu cérebro.

O ideal é que você leia materiais que utilizem a norma culta, como artigos científicos. Até porque, eles também obedecem às normas ABNT que são igualmente importantes.

Por fim, não pare no predeterminado ou pré-determinado, continue sempre a buscar por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *