Precisa-se ou precisam-se

Na nossa Língua Portuguesa, é comum que as pessoas confundam a forma correta de determinas expressões. É o caso, por exemplo, das expressões precisa-se ou precisam-se.

Apenas uma delas está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender o correto entre precisa-se ou precisam-se, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final.

Afinal de contas, qual o correto entre Precisa-se ou precisam-se?

O correto entre precisa-se ou precisam-se é a primeira alternativa, no singular.

Segundo a norma culta da Língua Portuguesa, sempre que há uma indeterminação do sujeito, deve-se conjugar o verbo na terceira pessoa do singular (ELE). Essa regra é válida, independentemente se o objeto indireto está no plural ou singular.

Exemplos de utilização da expressão precisa-se

  • Precisa-se de padeiro com experiência;
  • Precisa-se de pedreiros para início imediato;
  • Precisa-se de cozinheira com experiência em salgados.

Quando usar a partícula se?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o uso da partícula SE. Ela pode ser usada em diferentes situações, mas, no caso dos verbos transitivos indiretos com regência da ela tem como função atuar como índice de indeterminação do sujeito.

Justamente por conta disso, existe um sujeito indeterminado. E consequentemente, a concordância verbal sempre deverá ser na terceira pessoa do singular.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Tendo em mente a expressão correta entre precisa-se ou precisam-se, confira abaixo algumas dicas simples para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você não use corretores automáticos. Isso porque eles só prejudicam o seu aprendizado.

Como eles corrigem as palavras sem justificar o porquê, você não consegue aprender realmente as regras da norma culta.

Por conta disso, o ideal é que, ao invés de usar esse tipo de recurso, você use aplicativos de vocabulários. Eles sim podem te ajudar, uma vez que é possível conhecer novas expressões e seus significados.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é que você passe a ler conteúdos que usem a norma culta com mais frequência. Isso será de grande auxílio para o seu processo de aprendizado, uma vez que será possível ver elas em prática.

Mais uma recomendação é que você passe a escrever com mais frequência. A escrita é uma grande aliada do aprendizado, pois, consegue estimular diretamente a memorização. Logo, tente escrever diariamente ou ao menos uma vez na semana.

Agora que você já sabe o correto entre precisa-se ou precisam-se, não deixe de continuar a procurar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *