Pousar ou posar

Na nossa Língua Portuguesa existem várias expressões que tem grafias e sons parecidos, mas, significados e aplicações totalmente distintos, o que acaba gerando muita confusão. É o caso de pousar ou posar.

As duas expressões existem dentro do nosso idioma, mas, devem ser usadas em momentos específicos.

Neste post, além de aprender como usar pousar ou posar corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas como usar as expressões pousar ou posar?

As expressões pousar ou posar existem dentro do nosso idioma e possuem significados e aplicações diferentes.

Pousar com a letra U é baseada na palavra latina pausare. Ela é um verbo e indica o ato de colocar, aterrisar ou pôr alguma coisa que está suspensa.

Ela também pode ser utilizada para indicar o ato de descansar, dormir, se hospedar ou pernoitar. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • O piloto não teve dificuldades em pousar na chuva;
  • Hoje vou pousar na casa de uma amiga;
  • É melhor pousar os talheres ao lado do prato entre cada mastigação.

Por sua vez, a expressão posar, sem a letra U, deriva da palavra francesa poser. Ela indica o ato de servir de modelo para uma escultura, fotografia ou pintura. Também pode ser usada para indicar o ato de fingir uma atitude para impressionar alguém.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Hoje vou posar nua pela primeira vez;
  • Para de posar de santinha;
  • É melhor posar de frente para ressaltar as suas curvas.

 

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre pousar ou posar, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira dica é que você passe a escrever todas as regras que achar mais difícil. Através desse tipo de exercício você conseguirá memorizá-las com mais facilidade.

O ideal é que você escreva ao menos dez vezes a regra.

Outra dica é que você passe a usar aplicativos de vocabulário. Eles são de grande ajuda pois permitem que você conheça uma série de novas expressões.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de letras. Nele será possível conhecer todas as expressões aceitas pela entidade.

Mais uma dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler com mais frequência. A leitura é um dos melhores exercícios para o seu cérebro.

Você deve ler principalmente conteúdos que utilizem a norma culta, tais como livros e revistas científicas. Assim será mais fácil compreender as regras do nosso idioma.

Por fim, não pare no pousar ou posar. Continue sempre procurando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *