Possamos ou poçamos

A nossa Língua Portuguesa é repleta de regras e normas quanto a utilização de SS e Ç. Por conta disso muitas pessoas acabam ficando em dúvida sobre a grafia correta de algumas palavras, é o caso de possamos ou poçamos.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de saber qual o correto entre possamos ou poçamos, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas qual o correto, possamos ou poçamos?

O correto entre possamos ou poçamos é a primeira opção, com o uso de SS. A expressão com Ç está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A palavra possamos é uma forma conjugada do verbo poder. Nesse caso pode ser conjugada tanto na primeira pessoa do plural (nós) do presente do subjuntivo ou na primeira pessoa do plural do imperativo.

Contudo, no modo imperativo o verbo poder está caindo em desuso. Logo, o ideal é utilizar essa expressão apenas no modo do presente do subjuntivo.

Essa expressão é utilizada para indicar ao ato de ter capacidade, de dar autoridade, forçar ou suportar algo.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da expressão possamos:

  • É importante que possamos praticar a sinceridade dentro desse grupo de apoio;
  • Para que possamos vencer esse desafio, é necessário trabalhar em equipe;
  • Sempre fico esperando que possamos comprar nossa casa.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre possamos ou poçamos, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Para começar deixe de lado os corretores automáticos. Eles só tendem a prejudicar o seu aprendizado. Afinal de contas, esse tipo de ferramenta não explica o porquê as correções estão sendo feita.

O ideal é que você utilize aplicativos de vocabulário no seu dia a dia. Dessa forma, você poderá conhecer novas palavras diariamente.

Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia brasileira de Letras. Assim, você poderá conhecer todas as expressões aceitas pela entidade.

Mais uma dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler bastante. A leitura é um dos melhores exercícios de aprendizagem.

O ideal é que você leia conteúdos que utilizem a norma culta, como livros, revistas e artigos científicos.

Além disso, escrever também é um hábito que precisa fazer parte do seu dia a dia. Assim, será possível colocar em prática o que você aprende.

Por fim, não pare no possamos ou poçamos. Continue sempre a buscar por mais conhecimentos.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *