Pontiagudo ou ponteagudo

É muito comum na Língua Portuguesa que as pessoas façam confusão na hora de escrever determinadas expressões. Isso porque, ao serem faladas elas parecem de uma forma, mas, na verdade, são de outra. É o caso, por exemplo, de pontiagudo ou ponteagudo.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre pontiagudo ou ponteagudo, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre pontiagudo ou ponteagudo?

A forma correta entre pontiagudo ou ponteagudo é a primeira alternativa, com a letra I na segunda sílaba. A expressão ponteagudo está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A expressão Pontiagudo é um adjetivo. Ela deve ser utilizada sempre que você quiser indicar algo que é mais aguçado na ponta ou que termina em uma ponta.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa palavra:

  • Cuidado com esse pedaço de metal, ele é muito pontiagudo e pode te machucar;
  • Aquele portão é extremamente pontiagudo, ainda vai machucar alguém;
  • A criança morreu engasgada com um pedaço de plástico pontiagudo preso na garganta;
  • Vamos lixar esse canto pois ele está muito pontiagudo;
  • Você precisa deixar esse metal bem pontiagudo, se quiser fazer uma lança realmente perfurante;
  • O objetivo pontiagudo foi encontrado durante um raio-x mas o paciente não faz ideia de como ele foi parar em seu pulmão.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre pontiagudo ou ponteagudo, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você deixe a linguagem web apenas para ambientes digitais. Ela é repleta de expressões que não são aceitas pela norma culta.

Logo, se você usar esse tipo de palavreado em situações como provas e concursos públicos, poderá ter problemas. O ideal é deixar a linguagem web apenas para espaços informais na internet.

A segunda dica é que você baixe aplicativos de vocabulário no seu smartphone. Com eles, você poderá aprender novas expressões todos os dias.

Uma excelente alternativa é o VOLP. Esse é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras, onde você poderá ver todas as expressões aceitas pela entidade.

Outra dica é que você passe a ler mais conteúdos que utilizem a norma culta, tais como livros, revistas e artigos científicos. Isso te ajudará a ver as regras sendo aplicadas na prática e irá estimular a memorização.

Por fim, não pare no pontiagudo ou ponteagudo, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida em relação a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *