Plural de segunda-feira

Na nossa Língua Portuguesa existem várias regras para o coletivo de palavras. E elas acabam deixando muita gente confusa quanto aos plurais de determinadas expressões. É o caso do plural de segunda-feira.

Apesar de diferentes variações serem encontradas na internet, apenas uma está correta.

Nesse post, além de aprender qual é o plural de segunda-feira, você também verá algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final!

Descubra como é o plural de segunda-feira

O Plural de segunda-feira é segundas-feiras.

A pluralização dos dois elementos da palavra acontece porque os dias da semana são uma justaposição de um numeral e do substantivo feira.

E nesse caso, as duas expressões são variáveis e flexionáveis.

Na Língua Portuguesa, uma das regras para a formação do plural dos substantivos compostos é que, aqueles que possuem expressões variáveis, como no caso dos dias da semana, devem ter a flexão de todos os elementos.

Por conta disso que o Plural de segunda-feira é segundas-feiras. E essa mesma regra deve ser aplicada aos demais dias da semana.

Exemplos de utilização do Plural de segunda-feira

Confira abaixo alguns exemplos da utilização do plural de segunda-feira.

  • Todas as segundas-feiras faremos uma reunião com a equipe de produção;
  • O nosso restaurante sempre fecha as segundas-feiras;
  • Eu odeio segundas-feiras.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre Língua Portuguesa

Viu como é fácil usar o plural de segunda-feira? E para te ajudar a ampliar ainda mais os seus conhecimentos, nós separamos algumas dicas. Confira!

A primeira recomendação é que você passe a ler com mais frequência, conteúdos que usem a norma culta da Língua Portuguesa. A leitura é um dos melhore exercícios de aprendizado e memorização.

O ideal é que você leia conteúdos como livros, revistas e jornais.

Outra dica que pode te ajudar, e muito, é reler os livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. É muito comum que a gente se esqueça de uma série de normas com o passar do tempo.

E esse tempo de leitura irá te ajudar a relembrar desses conteúdos.

Quem usa smartphone deve evitar os corretores automáticos. Isso porque eles só prejudicam o seu aprendizado, uma vez que corrigem expressões sem dar qualquer tipo de explicação.

Ao invés de usar esse tipo de ferramenta, prefira usar aplicativos de vocabulário. Com eles, é possível conhecer uma série de novas palavras do nosso idioma e suas aplicações.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Por meio dele será possível conhecer uma milhares de palavras aceitas pela entidade, e assim deixar o seu vocabulário mais plural e rico.

Agora que você já sabe o plural de segunda-feira, não deixe de continuar sempre a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *