Plural de cidadão

A nossa Língua Portuguesa é repleta de regras e normas específicas. Por conta disso, muita gente fica em dúvida sobre o coletivo de algumas expressões. É o caso do Plural de cidadão.

Provavelmente você já deve ter visto algumas variações e ficado em dúvida sobre qual a correta.

Nesse post, vamos mostrar qual é o Plural de cidadão. Além disso, você também poderá conferir algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas, como é o Plural de cidadão?

O Plural de cidadão é cidadãos!

Na Língua Portuguesa, existem várias regras para sobre a formação do plural das palavras. A mais conhecida é a de acrescentar o S ao final da expressão.

No entanto, existem várias outras que devem ser levadas em consideração. No caso de palavras que terminal com ão, por exemplo, a maioria dos substantivos deve ser finalizado com ões:

  • Eleições;
  • Condições;
  • Perdições.

Mas, existem algumas exceções, como a palavra CIDADÃO,  onde há apenas o acréscimo do S convencional:

  • Cidadãos;
  • Órgãos;
  • Irmãos.

Por conta disso é necessário ter muito cuidado na hora de usar o plural de determinadas palavras.

Exemplos de utilização do Plural de cidadão

Confira abaixo alguns exemplos de utilização do Plural de cidadão:

  • Todos os cidadãos que ainda não regularizaram o IPTU devem comparecer a prefeitura;
  • É nosso dever como cidadãos, garantir a preservação de espaços públicos;
  • O prefeito comunicou aos cidadãos que as novas obras do bairro irão começar no próximo mês.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Gostou de saber como é o Plural de cidadão? Então aproveite para conferir abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente deixe de usar corretores automáticos. Eles só prejudicam o seu aprendizado. Isso porque, eles corrigem expressões sem dar qualquer explicação.

Logo, você não aprende realmente.

Ao invés de usar esse tipo de ferramenta, prefira ao aplicativos de vocabulário. Com eles é possível ampliar seus conhecimentos, já que é possível conhecer novas palavras diariamente.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Nele, é possível encontrar todas as expressões aceitas pela norma culta.

Mais uma das dicas é que você passe a escrever com mais frequência. A escrita é um dos melhores exercícios de aprendizado e memorização.

Se você tiver dificuldades em decorar uma regra, por exemplo, o ideal é escrever ela ao menos dez vezes. Assim, ficará mais fácil de memorizar a norma em questão.

Além disso, também tente escrever ao menos uma redação dissertativa argumentativa por semana. Esse tipo de texto estimula tanto seu português, como a argumentação.

Agora que você já sabe qual é o Plural de cidadão, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento! Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *