Plural de ar-condicionado

Na nossa Língua Portuguesa, existem várias regras quanto a formação de plurais de palavras, e isso acaba gerando muita confusão. É o caso, por exemplo, do Plural de ar-condicionado.

Por ser uma palavra com hífen, muita gente acaba ficando em dúvida se apenas um dos elementos deve receber o plural.

Nesse post, além de aprender o Plural de ar-condicionado, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas, como é o Plural de ar-condicionado?

O plural de Plural de ar-condicionado é ares-condicionados.

Como essa expressão é formada dois substantivos compostos, e por mais de um radical, os dois elementos devem ser flexionados. Ou seja, ar (ares) e condicionado (condicionados).

Além disso, outra regra da Língua Portuguesa também baseia essa mudança. É a norma que diz que os substantivos compostos formados por palavras variáveis devem ter todos os elementos flexionados.

Outras palavras que também obedecem a mesma regra são:

  • Matéria-prima = matérias-primas;
  • Couve-flor = couves-flores;
  • Segunda-feira = segundas-feiras;
  • Primeira-dama = primeiras-damas.

Lembrando que, o nosso idioma possui uma série de regras sobre o plural, e também várias exceções às regras. Por isso atenção na hora de escrever/falar.

Exemplos de utilização do Plural de ar-condicionado

Confira abaixo alguns exemplos de utilização do Plural de ar-condicionado.

  • Nossa loja está com descontos de 60% em todos os ares-condicionados;
  • Precisamos fazer a manutenção dos ares-condicionados da empresa;
  • Tenho três ares condicionados em casa;
  • Quero levar dois ares-condicionados.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar o Plural de ar-condicionado, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira recomendação é que você deixe a linguagem web apenas para ambientes digitais. Isso porque, ela é repleta de gírias, expressões e abreviações que não são aceitas pela norma culta.

Logo, você pode ter problemas se usá-la em provas, redações ou até entrevistas de emprego.

Por isso, use ela apenas em ambientes digitais e informações.

Mais uma das dicas é que você comece a usar aplicativos de vocabulário. Eles são excelentes aliados do aprendizado, uma vez que permitem que você conheça uma gama extensa de expressões.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Com ele, será possível conhecer todas as palavras aceitas pela norma culta e pela entidade.

Outra dica é sempre escrever usando a norma culta. A escrita é um dos melhores exercícios de aprendizado que você pode fazer.

Isso porque ela estimula diretamente a área do cérebro responsável pela memória. Então escreva ao máximo usando a norma culta.

Gostou de saber qual o Plural de ar-condicionado? Então não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *