Permissão ou permição

A nossa Língua Portuguesa é repleta de regras que geram confusão nas pessoas, principalmente em relação ao uso de SS e Ç que são letras com o mesmo som. Com isso, muita gente não sabe realmente a grafia correta de algumas palavras, é o caso de permissão ou permição.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre permissão ou permição, você verá algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre permissão ou permição?

O correto entre permissão ou permição é a primeira alternativa, com o duplo S. A expressão permição com Ç está incorreta e por isso não deve ser usada.

A palavra permissão é um substantivo feminino. Ela deve ser usada sempre que você quiser se referir ao ato de autorizar, consentir ou permitir.

Ela também pode ser usada como sinônimo de licença, autorização, consentimento, anuência, aprovação, assentimento e concordância.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Não posso autorizar que você viaje na excursão sem a permissão dos seus pais;
  • Eu preciso da permissão do meu gerente para cancelar a compra, aguarde um momento;
  • Você não tem permissão de mexer nas minhas coisas.

A palavra permissão é escrita com duplo S por conta da sua origem. Ele deriva da palavra latina permissione, por conta disso ela não deve ser escrita com a letra Ç.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre permissão ou permição, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, confira!

A primeira dica é que você releia os seus livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. Com eles você poderá relembrar de uma série de regras e normas que é comum esquecer ao longo do tempo.

Além disso, sempre que você sentir dificuldades de memorizar ou assimilar alguma informação, escreva ela. Ao escrever você ajudará seu cérebro na parte de memorização.

Outra recomendação é que você passe a usar aplicativos de vocabulário. Com eles será possível conhecer novas expressões diariamente.

Nós recomendamos o VOLP, da Academia Brasileira de Letras. Com ele será possível conhecer todas as palavras reconhecidas pela entidade.

Mais uma das dicas para que você melhore os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler conteúdos que utilizem a norma culta, tais como livros, revistas e artigos. Assim, será mais fácil ver a aplicação de todas as regras do Português na prática e assim assimilar tudo.

Por fim, não pare no permissão ou permição, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *