Ao qual, do qual, no qual ou pelo qual

Na nossa Língua Portuguesa, existem várias expressões que são parecidas, mas, que devem ser aplicadas em situações específicas. É o caso de o qual, ao qual, do qual, no qual ou pelo qual.

Todas essas expressões existem dentro do nosso idioma, mas elas têm aplicações diferentes.

Nesse artigo, além de aprender como usar o qual, ao qual, do qual, no qual ou pelo qual, você também verá uma série de dicas de como melhorar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Como usar o qual, ao qual, do qual, no qual ou pelo qual corretamente?

Para usar as expressões o qual, ao qual, do qual, no qual ou pelo qual, é importante que você saiba as regras de aplicação deles.

Para começar o qual é o pronome relativo principal, sendo o restante das expressões citadas acima variações dele. Ou seja, em determinadas situações é possível usá-las como sinônimos.

O qual é um pronome relativo que precisa ser usado sempre com um artigo definido, e de preferência com preposições que tenham mais de 3 letras. Veja abaixo alguns exemplos de utilização:

  • Esse é o seriado sobre o qual eu te falei ontem;
  • Esse é professor o qual houve a reclamação.

Já as demais derivações, para verificar-se o uso correto, é necessário substituir o nome relativo QUAL pelo QUE. Assim fica mais simples ver qual a expressão correta a ser usada.

Confira abaixo alguns exemplos:

  • Aquela aluna, a qual foi selecionada para o intercâmbio / aquela aluna que foi selecionada para o intercâmbio;
  • Aqueles alunos, os quais ficaram em recuperação / aqueles alunos que ficaram em recuperação;

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar o qual, ao qual, do qual, no qual ou pelo qual de forma correta, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Para começar, releia os seus livros de Português do ensino fundamental e médio. Eles te ajudarão a relembrar de várias normas e regras que normalmente esquecemos ao longo dos anos.

Outra dica importante é deixar de lado os corretores automáticos de lado. Essas ferramentas acabam prejudicando o seu aprendizado, pois, não estimulam que você aprenda o porquê determinadas expressões estão corretas ou incorretas.

Para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, você também deve ter um app de vocabulário no seu celular. Dessa forma será possível aprender novas palavras diariamente.

Nós recomendados o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Com ele você terá acesso a todas as expressões aceitas pela entidade.

Por fim, não pare no o qual, ao qual, do qual, no qual ou pelo qual, continue a buscar mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida? Deixe-a nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *