Nobel ou nóbel

Muitas pessoas têm dificuldades de escrever algumas expressões. Isso porque, quando faladas elas parecem ser de uma maneira, mas, na verdade são de outra. É o caso, por exemplo, de Nobel ou Nóbel.

Apenas uma dessas expressões está correta segundo nosso idioma e deve ser usada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender qual o correto entre Nobel ou Nóbel, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a nossa Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre nobel ou nóbel?

O correto entre Nobel ou Nóbel é a primeira alternativa, sem acento agudo. A expressão Nóbel com acento agudo está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A expressão Nobel se refere a premiação que acontece anualmente que premia pessoas excepcionais ou com grandes iniciativas de diversas áreas.

Muita gente não sabe mas a palavra pode ser usada para indicar tanto o prêmio em si mas a pessoa que recebe ele.

Essa expressão surgiu por conta do nome do criador do prêmio, Alfred Nobel.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Quem conquistou o Nobel de literatura desse ano foi uma escritora;
  • Conquistar o Nobel é o sonho de milhares de profissionais;
  • Vários nomes estão sendo cotados para o Nobel da ciência.

Uma coisa importante sobre a expressão Nobel é que ela é uma oxítona com a sílaba tônica no Bel, e não no No como muita gente acredita.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre Nobel ou Nóbel, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira dica é que você releia seus livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. É muito comum esquecer de várias regras e normas, e ao reler esses conteúdos você conseguirá relembrar vários delas.

Outra recomendação é evitar usar a linguagem web fora do ambiente digital. Muita gente acaba fazendo confusão no dia a dia, usando gírias e abreviações que são da internet.

Isso pode gerar problemas, principalmente em situações onde a norma culta é exigida. Então deixe a linguagem web apenas para ambientes digitais informais.

Mais uma dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é usar apps de vocabulário. Através deles você poderá conhecer uma gama de palavras novas todos os dias.

Existem várias alternativas mas nós recomendamos o VOLP. Isso porque ele é o app oficial da Academia Brasileira de Letras o que torna ele mais confiável.

Por fim não pare no Nobel ou Nóbel, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite e deixe ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *