Morria ou morre

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum que as pessoas façam confusão com a conjugação de determinados verbos. É o caso de morria ou morre.

As duas expressões estão corretas e podem ser usadas, mas, de maneira diferente.

Neste post, você irá aprender como usar morria ou morre de forma correta. Além disso, também verá algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas como usar as expressões Morria ou morre de forma correta?

As expressões morria ou morre existem dentro da Língua Portuguesa e são formas conjugadas do verbo morrer que indica, principalmente o ato de falecer. Também pode ser usado para indicar de forma figurativa para indicar um forte desejo de fazer alguma coisa ou por algo.

Morria é a forma conjugada na primeira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo e na terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo. Ou seja, deve ser usada para indicar um fato ocorrido no passado mas não concluído.

Já morre é forma conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, e na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo. Isso quer dizer que deve ser usada para indicar uma ação que ocorre no momento exato ou para expressar uma ordem.

Exemplos de utilização da expressão morria

Veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão morria:

  • Ela morria de amores pelo vizinho;
  • Ele morria de tristeza toda vez que via sua ex;
  • Ela morria de saudades toda vez que viajava.

Exemplos de utilização da expressão morre

Veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão morre:

  • Ele morre de medo de andar de avião;
  • Ela morre de amores pelo ator;
  • Fulana morre de vontade de ir para Paris.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Viu como é fácil usar morria ou morre? Veja abaixo algumas dicas para melhorar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Evite usar a linguagem web fora de ambientes digitais informais. Ela possui siglas, abreviações e expressões próprias que não são aceitas pela norma culta.

Outra dica é sempre que você tiver dificuldade em memorizar uma regra, expressão ou norma, escreva ela dez vezes no papel. Esse simples exercício irá estimular diretamente a parte do cérebro responsável pela memorização.

Além disso, use apps de vocabulário para descobrir novas palavras e seus significados diariamente. Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras e que possui todas as expressões aceitas pela entidade. Ele com certeza vai ajudar no seu aprendizado.

Agora que você já sabe usar morria ou morre corretamente, não deixe de procurar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *