Meço ou messo

A nossa Língua Portuguesa possui uma série de aspectos que geram dúvidas nas pessoas. Um deles é o uso de ç e ss em algumas palavras, fazendo confusão na mente de muita gente. É o caso de meço ou messo.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender qual o correto entre meço ou messo, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Afinal de contas qual a expressão correta, meço ou messo?

O correto entre meço ou messo é a primeira alternativa, com a letra Ç. A expressão com SS está incorreta e por isso não deve ser usada.

A palavra meço é uma das formas conjugadas do verbo medir. Ele é utilizado para indicar o ato de usar um instrumento de medição para verificar o tamanho de alguma coisa ou alguém.

Ele é um verbo irregular. Isso quer dizer que ele possui alterações nos radicais e terminais ao ser conjugado.

No caso, a expressão meço está sendo conjugada na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Esse é um modo que indica um ato que ocorre no momento da fala.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Eu meço cerca de 1,65 e você?
  • Eu meço minhas palavras, então é melhor você fazer o mesmo;
  • Eu não meço o caráter de alguém por sua posição social;
  • Eu peço a temperatura dos pacientes a cada hora para ter certeza que está tudo bem.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre meço ou messo, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A nossa primeira dica é que você escreva as regras que achar mais difícil. Esse tipo de exercício é de grande ajuda para a memorização.

Inclusive, o ideal é que você escreva a regra pelo menos dez vezes seguidas para que o seu cérebro compreenda a mensagem.

Mais uma das dicas é que você comece a usar aplicativos de vocabulário. Eles são de excelente ajuda, pois, permitem que você descubra uma nova gama de expressões.

O VOLP é uma excelente alternativa. Ele é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Através desse recurso será possível descobrir todas as expressões aceitas pela entidade.

Mais uma dica para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler muito. Principalmente conteúdos que usem a norma culta, tais como livros e revistas científicas. A leitura é um excelente exercício de memorização.

Por fim, não pare no meço ou messo. Continue sempre a buscar por mais conhecimento!

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *