jinga ou ginga

A nossa Língua Portuguesa é repleta de expressões que usam letras com sons parecidos, como J e G. Por conta disso, muita gente acaba ficando em dúvida sobre a grafia correta de algumas expressões, como é o caso de jinga ou ginga.

Apenas uma dessas palavras está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender qual o correto entre jinga ou ginga, você também verá várias dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre jinga ou ginga?

O correto entre jinga ou ginga é a segunda alternativa, com G. A expressão jinga com J está incorreta e por isso não deve ser utilizada.

Ginga é um substantivo feminino com vários significados. Ela pode indicar, por exemplo, um tipo de remo utilizado para mover embarcações e que é encaixado na polpa.

Mas, o significado mais conhecido é o que indica movimentos do corpo, típicos da capoeira. Nesse casso, ela acaba sendo uma das formas do verbo gingar.

Ela pode ser usada tanto na terceira pessoa do singular (ele) do presente do indicativo, como, também, na segunda pessoa (tu) do singular do imperativo afirmativo.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Não esqueça da ginga do barco;
  • Você precisa usar mais ginga na sua dança. Seu corpo está todo travado;
  • A ginga do brasileiro é incomparável. Não é à toa que somos reconhecidos por ela internacionalmente.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre jinga ou ginga, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A nossa primeira recomendação é que você releia seus livros de Português do Ensino Médio. Eles te ajudarão a relembrar de várias regras e normas que é comum esquecer ao longo do tempo.

Outra recomendação é que você passe a usar aplicativos de vocabulário no seu dia a dia ao invés dos corretores automáticos. Isso porque, com esse tipo de ferramenta você conseguirá aprender novas expressões.

O que não é possível com os corretores.

A nossa indicação de app é o VOLP, que é da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é escrever com mais frequência. A escrita é uma grande aliada do aprendizado, pois, te ajuda na parte de memorização.

O ideal é escrever ao menos uma redação dissertativa-argumentativa por semana. Assim, você conseguirá exercitar não só seu conhecimento sobre a norma culta, mas sobre outros assuntos.

Por fim, não pare no jinga ou ginga, continue sempre a buscar por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *