Ípsilon ou ípsilone

Um dos grandes problemas que os brasileiros têm é de escrever palavras que normalmente são apenas faladas no dia a dia. Isso acaba gerando bastante confusão, é o caso das expressões ípsilon ou ípsilone.

Apesar de ambas serem encontradas no dia a dia, apenas uma delas está correta segundo a Norma Culta.

Nesse artigo, além de aprender o correto entre ípsilon ou ípsilone, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto, Ípsilon ou ípsilone?

O correto entre ípsilon ou ípsilone é a primeira alternativa. A palavra ípsilone com E no final está incorreta, e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

Essa expressão é utilizada para indicar a vigésima quinta letra do alfabeto latino, que é presentada por y ou Y. Além disso, ela também é usada para representar uma segunda incógnita dentro de problemas matemáticos.

Ela também pode ter a função de indicar uma casta de embriões. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa palavra:

  • Meu nome começa com ípsilon e não com a letra I;
  • Eu acho que o ípsilon dessa questão está errado;
  • A vigésima quinta letra do alfabeto latino é o ípsilon.

Uma coisa que você precisa ter em mente é que essa não é a única forma correta de indicar essa letra. Na verdade, dentro da Língua Portuguesa existem ainda mais três formas corretas: ipsilão, ípsilo ou úpsilon.

Contudo, elas são menos usuais.

Dicas para você melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre ípsilon ou ípsilone, nós vamos te dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Primeiramente, deixe de lado os corretores automáticos. Eles são verdadeiros inimigos do aprendizado.

Isso porque, eles não ensinam nada, apenas corrigem palavras sem falar o porquê da correção.

Mais uma recomendação para quem deseja melhorar os conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ter um app de vocabulário no smartphone. Assim, você poderá usar novas palavras todos os dias.

Particularmente nós sempre indicamos o VOLP. Isso porque esse é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras. Assim, você poderá ver todas as expressões que são aceitas pela entidade.

Mais uma recomendação que pode te ajudar é evitar usar a linguagem web fora da internet. Ela é repleta de expressões e gírias próprias que não são aceitas pela norma culta.

Logo, se você ficar usando esse tipo de linguagem pode acabar se confundindo em momentos importantes. Então deixe ela apenas para o whatsapp e redes sociais.

Por fim, não pare no ípsilon ou ípsilone. Continue sempre a buscar por novos conhecimentos.

Tem mais alguma dúvida sobre a Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *