Intitular ou entitular

É muito comum na nossa Língua Portuguesa, que as pessoas se confundam na hora de escrever determinadas palavras. Isso porque, ao serem faladas elas parecem de uma maneira, mas na hora de escrever são de outra. É o caso de intitular ou entitular.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre intitular ou entitular, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler esse post até o final.

Afinal de contas, qual o correto entre as expressões intitular ou entitular?

O correto entre as expressões intitular ou entitular é a primeira alternativa, com a letra I. A palavra entitular com a letra E está incorreta e por isso não deve ser utilizada.

A expressão intitular é um verbo. Ela deve ser utilizada sempre que você quiser indicar a ação de dar título a algo ou alguém.  Ou seja, de dar nome a alguma coisa ou pessoa.

Confira baixo alguns exemplos de utilização dessa palavra.

  • Eu vou intitular fulano como novo gerente;
  • O chefe vai intitular o novo líder de setor;
  • Você não deve intitular o seu irmão dessa maneira.

Mas afinal de contas porque essa expressão deve ser escrita com I e não com a letra E. Ela tem origem na palavra em latim intilulare, por conta disso que deve ser escrita dessa forma, com I e não com E.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre intitular ou entitular, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira recomendação é que você deixe de usar corretores automáticos. Isso porque eles só atrapalham o seu aprendizado.

Esse tipo de ferramenta corrige expressões sem dar qualquer tipo de justificativa. Logo, no final das contas você não aprende nada.

Ao invés de usar esse tipo de recurso, prefira utilizar aplicativos de vocabulário. Com eles você poderá conhecer novas palavras diariamente. Nós indicamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

A segunda dica é que você passe a ler mais conteúdos que usem a norma culta, como artigos e revistas. Assim, será mais fácil ver as regras sendo aplicadas e assim memoriza-las.

Se puder, também escreva com mais frequência a norma culta. Ao escrever, por exemplo, uma redação dissertativa-argumentativa por semana, além de exercitar o seu português, você também irá trabalhar a sua habilidade de argumentação, que também é muito útil em vários momentos.

Por fim, não pare no intitular ou entitular, continue sempre procurando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *