Inflação ou infração

Na nossa língua portuguesa, existem muitas expressões que possuem sons e grafias parecidas, mas, que têm significados e aplicações diferentes. É o caso de inflação ou infração.

As duas palavras existem no nosso idioma e podem ser usadas no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender a usar inflação ou infração de forma correta, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas como usar inflação ou infração corretamente?

As expressões inflação ou infração estão corretas. Contudo, elas têm significados e aplicações diferentes.

Inflação é um substantivo feminino que deve ser usado para indicar o aumento excessivo de preços, ou até mesmo de alguma coisa, como o ego. Já a expressão infração é substantivo feminino que indica uma transgressão, a desobediência de uma regra estabelecida.

Exemplos de utilização da expressão inflação

Veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão inflação:

  • A inflação dos últimos anos quebrou o país;
  • Com a inflação, tive que cortar vários gastos;
  • Esse investimento rende mais que a inflação.

Exemplos de utilização da expressão infração

Veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão infração:

  • Se você cometer mais uma infração, vai perder a carteira;
  • Vou anotar essa infração e o senhor será multado;
  • Mais uma infração e você será expulso.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo o correto entre inflação ou infração, aproveite para conferir abaixo algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você deixe de lado os corretores automáticos. Isso porque eles só prejudicam o seu aprendizado. Como eles corrigem expressões sem dar qualquer explicação, você não aprende realmente.

Ao invés desse tipo de recurso, prefira usar aplicativos de vocabulário. Com eles, será possível conhecer uma série de novas palavras e seus significados.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você releia os seus livros de Português do ensino fundamental e médio. É comum esquecermos uma série de conhecimentos com o passar do tempo. E através da leitura desses conteúdos, você poderá relembrar deles.

Outra dica é que você tente usar a norma culta com mais frequência no seu dia a dia, incluindo nas redes sociais. Tornar isso um hábito irá ajudar diretamente no aprendizado.

Além disso, sempre que você tiver alguma dificuldade de memorizar uma regra ou expressão, escreva ela dez vezes no papel. Isso irá auxiliar diretamente no aprendizado.

Agora que você já sabe como usar as expressões inflação ou infração, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *