Inesplicável ou inexplicável

A nossa Língua Portuguesa possui uma série de regras para a grafia de palavras. Principalmente em relação ao uso de X e S. Por conta disso, é muito comum que as pessoas se confundam em relação a algumas expressões, é o caso de inesplicável ou inexplicável.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender o correto entre inesplicável ou inexplicável, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas qual o correto inesplicável ou inexplicável?

O correto entre inesplicável ou inexplicável é a segunda alternativa, com a letra X. a palavra inesplicável com S está incorreta e por isso não deve ser utilizada.

A palavra inexplicável é um adjetivo que deve ser utilizado para indicar algo que não tem explicação, ou que é de difícil compreensão. Ela também pode indicar alguma coisa misteriosa ou estranha.

Ela ainda é sinônimo para as expressões: indecifrável, inconcebível e enigmático.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da expressão inesplicável ou inexplicável.

  • É inexplicável como tudo dá errado perto do meu aniversário;
  • Esse novo evento meteorológico é simplesmente inexplicável;
  • O comportamento de fulano é inexplicável.

Essa expressão tem origem na palavra latina inexplicabilis. Justamente por conta disso que ela precisa ser escrita com X e não com S.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre inesplicável ou inexplicável, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira delas é começar a reler os seus livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. Eles são grandes aliados desse processo de aprendizado, pois te ajudarão a relembrar de regras e normas.

Outra recomendação é que você baixe um app de vocabulário no seu smartphone. Com ele será possível conhecer uma nova gama de palavras diariamente.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Nele será possível aprender todas as expressões aceitar pela entidade.

Mais uma dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é evitar usar a linguagem web fora dela. Isso porque ela é repleta de expressões e gírias que não são aceitas pela Norma Culta.

Fora da web sempre use a linguagem reconhecida pela Norma Culta. Seja ela informal para o dia a dia ou formal para ocasiões específicas como entrevistas de emprego, concursos públicos e vestibulares.

Além disso, também evite usar os corretores automáticos no seu dia a dia. Eles só prejudicam o seu aprendizado.

Por fim, não pare no inesplicável ou inexplicável. Continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *