Inchar ou inxar

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum que as pessoas confundam CH com X. Isso porque, em algumas situações essas letras assumem o mesmo som. É o caso, por exemplo, das palavras inchar ou inxar.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender o correto entre as expressões inchar ou inxar, você também verá quando usar CH, e algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre inchar ou inxar?

O correto entre inchar ou inxar é a primeira alternativa, com CH.

Esse é um verbo que deve ser usado sempre que você quiser se referir ao aumento de volume de algo. Ele também pode ser utilizado para indicar o ato de se “encher de orgulho”

Exemplos de utilização da expressão inchar

  • Vou levar um chinelo para meu pé não inchar;
  • Se eu comer esse doce vou inchar igual a um balão;
  • É melhor tomar cuidado com frutos do mar. Por causa da sua alergia você pode inchar.

Quando usar CH?

Uma das dúvidas mais frequentes entre os brasileiros é quando usar CH. Veja abaixo algumas regras de aplicação dessas letras:

  • Em palavras que são derivadas do Latim e que são escritas com FL, CL ou PL (chave, chama e chumbo, por exemplo);
  • Em algumas palavras de origem estrangeira, como chique;
  • Em exceções a regra das palavras escritas com X, e logo após a sílaba EM, como preencher e guache.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo o correto entre inchar ou inxar, aproveite para conferir abaixo algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Sempre que puder, leia conteúdos que usem a normal culta, tais como artigos científicos, revistas e jornais. Assim será mais fácil entender a aplicação das regras do nosso idioma.

Use aplicativos de vocabulário no seu smartphone. Com eles, você poderá descobrir novas palavras todos os dias. Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Evite ao máximo usar a linguagem web fora de ambientes digitais informais. Isso porque, ela é repleta de expressões, siglas e memes que não são aceitos pela norma culta, tais como “serto”, “pas” e “VC”.

E usar esse tipo de linguagem em determinadas situações (como provas, concursos e entrevistas de emprego), pode gerar problemas.  Logo, o ideal é manter esse tipo de palavreado apenas em ambientes digitais e informais, e nos demais usar a norma culta.

Agora que você já sabe o correto entre inchar ou inxar, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *