Inchada ou enxada

Na nossa Língua Portuguesa, é muito comum encontrarmos palavras que têm grafias parecidas, mas, possuem significados e aplicações totalmente diferentes. É o caso de inchada ou enxada.

As duas expressões existem dentro do nosso idioma, mas, devem ser usadas de formas distintas.

Nesse post, além de aprender como usar inchada ou enxada, você também verá algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final!

Afinal de contas, quando usar inchada ou enxada de forma correta?

Apesar de serem parecidas, inchada ou enxada são palavras com aplicações e significados totalmente diferentes.

Inchada, com as letras I e CH é um adjetivo usado para indicar algo que aumentou de volume.

Por sua vez, a expressão enxada, com as letras E e CH é um substantivo feminino. Essa expressão deve ser usada quando você quiser se referir ao instrumento usado para misturar argamassas, ou,  para se cavar a terra.

Exemplos de utilização da expressão inchada

  • Sempre que eu como coisas gordurosas me sinto inchada;
  • Minha mesa ficou inchada depois de tomar sol;
  • Me senti muito inchada durante toda a gravidez.

Exemplos de utilização da expressão enxada

  • Preciso de uma enxada nova;
  • Esse cabo de enxada sempre me dá bolhas nas mãos;
  • É melhor usar a enxada para tirar esse mato.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Viu como usar inchada ou enxada de forma correta não é tão difícil? Agora, aproveite para conferir algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, deixe de usar os corretores automáticos. Eles só prejudicam o seu processo de aprendizado.

Isso porque eles corrigem as expressões sem dar qualquer tipo de justificativa. Dessa forma, você não aprende realmente.

Ao invés desse tipo de ferramenta, prefira usar os apps de vocabulários. Com eles, você poderá conhecer uma série de novas expressões todos os dias. Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica é que você passe a reler os seus livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. É comum que a gente esqueça de vários ensinamentos com o passar do tempo. E através da leitura desses conteúdos você poderá relembrar deles.

Além disso, sempre tente usar a norma culta no seu dia a dia. Seja trabalho, no curso, na escola, em conversas formais ou em outras situações. Quanto mais você usar a norma culta no cotidiano, mais fácil será aprender e memorizar regras mais difíceis. É justamente essa prática constante que estimula o seu cérebro e potencializa o seu aprendizado.

Agora que você já sabe como usar inchada ou enxada, continue a buscar sempre por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *