Impresso ou imprimido

A Língua Portuguesa não é considerada uma das mais difíceis do mundo à toa. Ela é repleta de regras e normas sobre a utilização de verbos que acabam confundindo muita gente em relação a algumas expressões. É o caso de impresso ou imprimido.

As duas expressões existem dentro do nosso idioma e estão corretas.

Neste post, além de aprender como usar as palavras impresso ou imprimido corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas como usar impresso ou imprimido de forma correta?

As expressões impresso ou imprimido são o que chamamos de palavras equivalentes. Elas pertencem ao verbo imprimir que é abundante.

Um verbo abundante é aquele que possui formas equivalentes, sendo uma regular e a outra irregular.

As expressões impresso ou imprimido devem ser usadas para indicar o ato de fixar, estampar, marcar texto ou imagem através do uso de impressoras.

A expressão imprimido é a forma regular deve ser utilizada preferencialmente em voz ativa. Confira abaixo alguns exemplos de utilização.

  • Eu pensei que ela tinha imprimido três cópias do TCC;
  • Aquela impressora já havia imprimido mais de 10 mil cópias;
  • Ele havia imprimido mais camisetas do que necessário.

A expressão impresso, por sua vez, é a forma irregular e deve ser empregada em frases com voz passiva. Confira abaixo alguns exemplos de utilização.

  • Os flyers foram impressos há uma semana e ninguém veio buscar;
  • O livro foi impresso rapidamente;
  • Não foi impresso o livro.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe usar impresso ou imprimido corretamente, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira dica é que você deixe de lado os corretores automáticos. Isso porque eles não agregam em nada no seu aprendizado.

Eles só corrigem as palavras sem dar qualquer tipo de explicação. Com isso você não aprende nada.

Ao invés desse tipo de recurso prefira usar apps de vocabulário no seu dia a dia. Dessa forma será possível conhecer novas expressões diariamente.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica para você melhorar os seus conhecimentos é ler mais conteúdos que utilizem a norma culta, tais como livros, artigos científicos e revistas. Assim será possível ver as regras sendo aplicadas o que facilitará o aprendizado.

Mais uma recomendação é que você passe a escrever com mais frequência também. A escrita é um excelente exercício para o cérebro. O ideal é que você escreva ao menos uma redação dissertativa-argumentativa por semana.

Por fim não pare no impresso ou imprimido, continue sempre a buscar por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *