Iminente ou imenente

É muito comum na nossa Língua Portuguesa, as pessoas fazerem confusão na hora de escreverem determinadas expressões. Isso porque, ao serem faladas elas parecerem de uma maneira, mas escritas são de outra. É o caso de iminente ou imenente.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre iminente ou imenente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas qual a expressão correta entre iminente ou imenente?

A expressão correta entre iminente ou imenente é a primeira alternativa. A palavra imenente está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

Iminente é o que chamamos de adjetivo de dois gêneros  (ou seja, é igual no masculino e no feminino). Essa expressão deve ser utilizada sempre que você quiser se referir a algo que está prestes, próximo ou imediatamente.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Os moradores estão correndo risco iminente com as chuvas dessa semana. Eles precisam ser retirados da região;
  • A morte iminente deixou ele sem qualquer motivação para dar o próximo passo;
  • A queda do dólar é iminente com os recentes acontecimentos mundiais.

A expressão iminente ainda pode ser utilizada como sinônimo de imediato e urgente. Ela tem origem na palavra latina imminens. Por conta disso, ela deve ser escrita com a letra I na primeira sílaba.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre iminente ou imenente, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira recomendação é que você releia os seus livros de Português do Ensino Médio. Com eles, você poderá relembrar de uma série de conhecimentos que é comum a gente esquecer com o passar do tempo.

Então use esses conteúdos para auxiliar no aprendizado.

A segunda dica é que você passe a escrever usando a norma culta. Dessa forma, será mais fácil absorver as informações e entender realmente como cada regra é utilizada.

O ideal é que você escreva ao menos uma redação dissertativa-argumentativa por semana. Dessa forma, você poderá exercitar não apenas os seus conhecimentos em Português, mas, também, a sua capacidade de argumentação que é tão importante.

Para ampliar os seus conhecimentos, também é recomendado que você use aplicativos de vocabulário. Com eles, você poderá descobrir novas palavras da Língua Portuguesa todos os dias. O VOLP, da Academia Brasileira de Letras é uma excelente alternativa.

 

Por fim, não pare no iminente ou imenente, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *