Hum ou Um

Na nossa Língua Portuguesa, é comum encontrarmos palavras com grafias parecidas, mas, significados e aplicações totalmente diferentes. É o caso, por exemplo, de Hum ou Um.

As duas expressões existem no nosso idioma, mas, devem ser usadas em momentos distintos.

Nesse post, além de aprender como usar Hum ou Um corretamente, você também verá exemplos de utilização e dicas para melhorar seus conhecimentos em Português.

Aprenda a usar Hum ou Um de forma correta

As expressões Hum ou Um existem na Língua Portuguesa, mas, tem significados e aplicações diferentes.

UM, é a forma por extenso do numeral 1.

Ele deve usado sempre que você quiser se referir a quantidade 1. A palavra um também pode ser usada para indicar uma pessoa desconhecida.

Já a expressão HUM com H no início, é utilizada para expressar dúvida ou desconfiança. Também pode ser usada para indicar suspeita, receio, ou até aprovação.

Exemplos de utilização de Hum

  • Hum, esse bolo está uma delícia, me passa a receita?
  • Hum, não sei se acredito nessa história;
  • Hum, acho que não entendi qual é o plano do nosso gerente.

Exemplos de utilização de Um

  • Por favor, me veja um sanduíche e uma xícara de café com leite?
  • Fulana não aprende, fica saindo com qualquer um e depois não sabe porque falam dela;
  • Eu quero um único motivo para não ligar para os seus pais imediatamente!

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe como usar Hum ou Um corretamente, vamos das algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Primeiramente, deixe de lado os corretores automáticos, eles só prejudicam o seu aprendizado. Isso porque eles corrigem expressões sem dizer o porquê.

Ao invés desse tipo de recurso, prefira utilizar aplicativos de vocabulário. Com eles, será possível aprender novas expressões todos os dias.

Nós recomendados o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma dica é que você releia seus livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. É muito comum que esqueçamos vários conhecimentos da escola.

Ao reler esses materiais, você poderá relembrar deles com mais facilidade.

Outra recomendação é que você leia materiais que utilizem a norma culta, como artigos científicos, jornais e revistas. Dessa forma, será possível ver as regras do nosso idioma com mais facilidade, e assim, auxiliar no aprendizado.

Além disso, sempre que tiver dificuldade em memorizar algo, escreva a informação ao menos 10 vezes em uma folha de papel. Esse simples exercício de escrita age diretamente no cérebro, estimulando diretamente a parte que é responsável por assimilar e memorizar várias informações.

Agora que você já sabe como usar Hum ou Um corretamente, não deixe de continuar a buscar por conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *