Há um ano atrás ou há um ano

Na nossa língua portuguesa, existem várias expressões que parecem corretas em um primeiro momento, mas, que apenas uma das versões é a mais aceita. É o caso de há um ano atrás ou há um ano.

Apenas uma delas é considerada a ideal para ser usada no dia a dia, segundo linguistas.

Nesse post, além de aprender o correto entre há um ano atrás ou há um ano, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas, qual o correto entre há um ano atrás ou há um ano?

O correto entre há um ano atrás ou há um ano é a segunda alternativa. A primeira é considerada errada por ser redundante.

Ou seja, é uma repetição necessária.

Há um ano é usado para indicar algo que ocorreu 12 meses atrás. Como a palavra Há já indica o passado, é desnecessário usar atrás.

Exemplos de utilização da expressão há um ano

Veja abaixo alguns exemplos de utilização da expressão há um ano.

  • Há um ano que não tomo refrigerante;
  • Há um ano que não dirijo;
  • Há um ano que deixe de comer carne.

Exemplos de expressões redundantes

Confira abaixo outros exemplos de expressões redundantes:

  • Subir pra cima;
  • Descer pra baixo;
  • Entrar para dentro;
  • Sair para fora.
  • Acabei de terminar

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo o correto entre há um ano atrás ou há um ano, aproveite para conferir algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você use a norma culta com mais frequência no seu dia a dia, inclusive nas redes sociais. Ao tornar a utilização dela um hábito, será mais fácil aprender e memorizar todas as regras.

Outra dica é que você use apps de vocabulário no seu smartphone. Eles são muito úteis pois com eles você pode aprender novas palavras todos os dias.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma dica é que você releia os seus livros do ensino médio e fundamental. É normal que nós esqueçamos de vários conhecimentos com o passar do tempo.

Por meio da leitura desses conteúdos, você poderá relembrar de vários deles com mais facilidade.

Além disso, sempre que tiver dificuldades em memorizar alguma regra, norma ou expressão, escreva ela ao menos dez vezes em uma folha de papel. Esse exercício é excelente para o aprendizado.

Agora que você já sabe qual o correto entre há um ano atrás ou há um ano, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixar ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *