Guarda-roupa ou guarda roupa

A nossa Língua Portuguesa é repleta de normas e regras que confundem bastante gente. E depois do último Acordo Ortográfico mais pessoas passaram a se confundir com palavras de uso diário, é o caso de guarda-roupa ou guarda roupa.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse artigo, além de descobrir qual o correto entre guarda-roupa ou guarda roupa, você também verá algumas dicas para melhorar o seu conhecimento sobre a Norma Culta. Confira!

Guarda-roupa ou guarda roupa: qual o correto?

O correto entre guarda-roupa ou guarda roupa é a primeira opção, ou seja com o hífen. Apesar de muitas palavras terem perdido esse traço com o último Acordo Ortográfico, várias ainda mantiveram ele.

Essa palavra é utilizada para indicar um móvel ondem se guarda peças de vestuário. Ela também é um sinônimo de closet.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Preciso de um guarda-roupa novo, esse está caindo aos pedaços;
  • Melhor organizar o guarda-roupa antes que a minha mãe reclame;
  • Esse guarda-roupa é muito pequeno, preciso de um maior;
  • De nada adianta ter um guarda-roupa grande para guardar apenas quinquilharias.

Mas afinal, porque guarda-roupa tem hífen?

No caso dessa expressão em específico, ela não perdeu o hífen por ser uma justaposição. Esse tipo de expressão ocorre que quando duas palavras são unidas para formar uma nova.

Confira abaixo outros exemplos de outras justaposições:

  • Guarda-chuva;
  • Beija-flor;
  • Amor-perfeito;
  • Saca-rolhas;
  • Couve-flor;
  • Cavalo-marinho

Essas expressões são muito utilizadas no nosso dia a dia. Por conta disso é tão importante que você conheça essas palavras.

Dicas para melhorar o seu conhecimento sobre a Norma Culta

Agora que você já sabe qual o correto entre guarda-roupa ou guarda roupa, nós vamos te dar algumas dicas para melhorar o seu conhecimento sobre a Norma Culta.

Bom, a primeira dica é deixar de lado os corretores automáticos. Essas ferramentas até facilitam o dia a dia, mas, não agregam nada ao seu aprendizado. Afinal, elas só corrigem termos, sem mostrar o porquê das formas corretas.

Outra dica para você melhorar o seu conhecimento sobre a Norma Culta é reler livros de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. A verdade é que depois que saímos da escola acabamos esquecendo de muita coisa.

Logo, o ideal é que você use esses materiais para relembrar de questões importantes que as vezes passam batido.

Mais uma dica que pode te ajudar é ter sempre ter um app de vocabulário no seu smartphone. Esse tipo de ferramenta te ajudará a tirar dúvidas rápidas, mas, entregando o porque aquela palavra é de determinada forma.

Por último, não pare no guarda-roupa ou guarda roupa. Continue a buscar mais conhecimento sobre a Norma Culta e coloque isso em prática no seu dia a dia.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *