Gesticular ou jesticular

Na nossa Língua Portuguesa as letras G e J assumem o mesmo som em várias situações. E por conta disso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a forma correta de escrever algumas palavras. É o caso, por exemplo, de gesticular ou jesticular.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste poste, além de ver qual o correto entre gesticular ou jesticular, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre gesticular ou jesticular?

A forma correta entre gesticular ou jesticular é a primeira alternativa, com a letra G. a expressão jesticular com a letra J está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A palavra gesticular é um verbo intransitivo. Isso quer dizer que ele tem um significado completo, ou seja, não é necessário fazer a junção dele com um objeto.

Ele deve ser utilizado sempre que você quiser indicar uma pessoa que faz muitos gestos. Ela também pode ser utilizada como um sinônimo de: bracejar, bracear e acenar.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Você não para de gesticular um minuto sequer, isso me dá muito nervosos;
  • Você precisa gesticular mais, está parecendo uma estátua;
  • Tome cuidado ao gesticular, caso contrário pode acabar batendo em alguma coisa;
  • Fique tranquilo, não é necessário gesticular tanto. Respire fundo e mantenha a tranquilidade enquanto fala.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe qual o correto entre gesticular ou jesticular, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você deixe os corretores automáticos de lado. Eles acabam atrapalhando o seu aprendizado, pois, corrigem as expressões sem dar qualquer explicação. Com isso você não aprende realmente.

Ao invés de usar esse tipo de ferramenta, prefira utilizar aplicativos de vocabulário. Com eles você poderá conhecer uma nova gama de expressões todos os dias.

O VOLP é uma excelente alternativa, pois, ele é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica é que você deixe a linguagem web apenas para ambientes digitais informais. Isso porque ela é repleta de gírias, expressões e abreviações que não são aceitas pela norma culta.

Logo, se você usá-la em ambientes que exigem a norma culta, como entrevistas de emprego e provas, acabará tendo problemas. Então é melhor deixá-la apenas para ambientes digitais informais.

Além disso, fora desse tipo de espaço, prese por usar sempre a norma culta.

Por fim, não pare no gesticular ou jesticular, continue sempre a buscar por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *