Gengiva ou genjiva

A nossa Língua Portuguesa é repleta de características que tornam ela uma das mais difíceis do mundo. Uma delas é o fato de várias letras terem o mesmo som, como G e J. Por conta disso muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escrever determinadas palavras, como é o caso de gengiva ou genjiva.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre gengiva ou genjiva, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual a forma correta entre gengiva ou genjiva?

O correto entre gengiva ou genjiva é a primeira alternativa, com G na segunda sílaba. A palavra genjiva com J na segunda sílaba está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A expressão gengiva é um substantivo feminino que deve ser usado sempre que você quiser indicar a parte mucosa vascularizada que envolve os dentes.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • A sua gengiva está muito sensível, irei indicar um enxaguante bucal que irá ajudar na higienização dela, evitando a sensibilidade;
  • A periodontite é um distúrbio bucal que pode gerar hipersensibilidade, sangramento e até mesmo mau hálito. Ele geralmente é causado pelo acúmulo de bactérias na gengiva e pela má escovação dos dentes;
  • O seu aparelho ortodôntico pode gerar um leve desconforto na gengiva e nos dentes. Isso é normal, mas se durar mais que alguns dias me procure.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre gengiva ou genjiva, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira dica é que você deixe de usar corretores automáticos. Eles só prejudicam o seu aprendizado, pois, não ensinam realmente o porque as palavras estão sendo corrigidas. Eles apenas corrigem.

Nós recomendamos que você passe a usar apps de vocabulário. Com eles sim será possível conhecer novas expressões e ampliar o seu conhecimento.

O VOLP é uma ótima opção, pois, é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é ler conteúdos que usem a norma culta, como revistas, jornais e artigos científicos. Com eles será mais fácil ver todas as regras do nosso idioma sendo colocadas em prática.

Você também pode reler os livros de Português do Ensino médio, eles te ajudarão a relembrar de muita coisa. E sempre que você tiver dificuldade em memorizar algo, escreva informação. Isso é um excelente exercício para o cérebro.

Por fim, não pare no gengiva ou genjiva, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *