Extrair ou arrancar

Na nossa Língua Portuguesa, existem muitas expressões que possuem significados parecidos, mas, que devem ser usadas de formas diferentes, e isso acaba gerando muita confusão. É o caso das palavras extrair ou arrancar.

As duas existem dentro do nosso idioma e estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes.

Neste post, além de aprender como usar as expressões extrair ou arrancar corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas, quando usar extrair ou arrancar corretamente?

As duas expressões, extrair ou arrancar, são verbos. Contudo, essas palavras devem ser usadas de formas diferentes.

Extrair, deve ser usado quando você quiser indicar o ato de colher, retirar ou desfazer algo.

Já arrancar deve ser usado sempre que você quiser indicar o ato de tirar com força, erguer com esforço, eliminar ou desenraizar.

Basicamente, a diferença é que o extrair é considerado um ato mais delicado, enquanto arrancar mais brusco.

Exemplos de utilização da expressão extrair

  • Eu vou extrair o seu dente logo após a anestesia fazer efeito;
  • A abelha toma cuidado de extrair todo o néctar da planta;
  • Eu preciso extrair esse siso o quanto antes;

Exemplos de utilização da expressão arrancar

  • É melhor não arrancar essa flor;
  • Eu quero arrancar essa blusa quente;
  • Se eu não tiver uma resposta logo, vou arrancar os meus cabelos.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Viu como é fácil usar extrair ou arrancar corretamente? Aproveite para conferir abaixo algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, deixe de usar os corretores automáticos, eles só prejudicam o seu aprendizado. Isso porque, eles corrigem expressões sem dar qualquer tipo de justificativa. Logo, você não aprende realmente.

Ao invés deles, prefira usar corretores automáticos. Por meio deles você pode conhecer novas expressões da norma culta. Nós recomendamos o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você evite usar a linguagem web fora de ambientes digitais informais. Ela é repleta de expressões, gírias e abreviações que não são aceitas pela norma culta, e que podem te confundir.

Logo, o ideal é deixar esse tipo de linguajar apenas para ambientes digitais informais.

Por fim, sempre que pude escreva usando a norma culta. Quanto mais você escreve e usa as regras e normas da Língua Portuguesa no seu dia a dia, mais fácil vai ser memorizar e assimilar a forma correta de escrever, falar e usar expressões do nosso idioma.

Agora que você já sabe como usar extrair ou arrancar corretamente, sempre continue a procurar por mais conhecimento! Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *