Êxtase ou êstase

Na nossa Língua Portuguesa, existem muitas regras em relação a utilização e algumas letras. Por conta disso, é comum as pessoas ficarem em dúvida na hora de escrever determinadas expressões. É o caso de êxtase ou êstase.

Apenas uma delas está correta segunda a norma culta e deve ser usada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender qual o correto entre êxtase ou êstase, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas, qual a expressão correta entre êxtase ou êstase?

O correto entre êxtase ou êstase é a primeira alternativa, com a letra X e o acento circunflexo.

Essa expressão é um substantivo masculino que pode ser usado para indicar um estado fora de si, um grande prazer, um estado de contemplação, ou o estado nervoso caracterizado pela perda da consciência.

Exemplos de utilização da expressão êxtase

  • Eu estou em êxtase com essa situação;
  • Não adianta falar com fulano, ele está em êxtase por conta da droga;
  • Ele entrou em um estado de êxtase absoluto.

E estase?

A expressão estase é uma palavra parônima de êxtase. Isso quer dizer que ela é escrita de forma parecida, mas tem um significado diferente.

No caso, a expressão estase é um substantivo feminino que deve ser usado para indicar a parada da circulação de um líquido orgânico, a paralisação em alguma situação, o entorpecimento que gera a falta de ação, ou um estado de estresse emocional (estase efetiva).

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Gostou de saber qual o correto entre êxtase ou êstase? Então aproveite para conferir abaixo algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Comece relendo os seus livros de Português do ensino fundamental e médio. É comum que a gente esqueça de uma série de conhecimentos com o passar do tempo. E através da leitura desses conteúdos, você poderá relembrar de vários ensinamentos.

Mais uma das dicas é que você escreva com frequência, usando a norma culta. O ideal é escrever ao menos uma redação dissertativa-argumentativa por semana. Dessa maneira, além de exercitar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, você também vai treinar sua capacidade de argumentação.

Por fim, tenha um app de vocabulário no seu smartphone. Com ele, será possível conhecer novas palavras do nosso idioma diariamente, ampliando assim seus conhecimentos.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Nele, é possível encontrar todas as expressões aceitas pela entidade.

Agora que você sabe qual o correto entre êxtase ou êstase, continue sempre a procurar por mais conhecimento! Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar ela nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *