Explorar ou esplorar

Na nossa Língua Portuguesa é muito comum que as letras X e S assumam o mesmo som em algumas situações. Por conta disso, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escrever algumas palavras. É o caso de explorar ou esplorar.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser usada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender qual o correto entre explorar ou esplorar, você também verá algumas regras de uso do X, bem como dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas qual o correto entre explorar ou esplorar?

O correto entre explorar ou esplorar é a primeira alternativa, com a letra X.

Essa expressão é um verbo transitivo direto que pode ser usado de várias formas. Ele pode ser usado para indicar o ato de conhecer algo ou algum lugar a fundo.

Também pode ser usado (em sentido figurado) o ato de tentar enganar alguém. Ele ainda pode ser usado para indicar o ato de testar algo ou analisar cuidadosamente um território.

Exemplos de utilização da expressão explorar

  • Eu queria muito explorar o Alasca;
  • Eu acho que devemos explorar mais esse trauma de infância;
  • Esse fulano só quer te explorar, estou avisando.

Quando usar a letra X?

Veja abaixo algumas regras de uso da leta X:

  • Em palavras que se iniciem em ME, tais como: mexicano, mexer e mexerico;
  • Em expressões que se iniciem com o prefixo EN, tais como: enxurrada, enxugar e enxame;
  • Após um ditongo, como, por exemplo, caixa.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo o correto entre explorar ou esplorar, aproveite para conferir abaixo algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Para começar, passe a usar aplicativos de vocabulário no seu smartphone. Eles são grandes aliados do aprendizado, uma vez que permitem que você conheça novas expressões do nosso idioma.

Uma boa opção é o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você releia os seus livros de Português do ensino médio e fundamental. É muito comum que a gente esqueça de alguns conhecimentos com o passar do tempo, e através desse tipo de leitura você poderá relembrar deles com mais facilidade.

Outra recomendação é que você passe a escrever com mais frequência, usando a norma culta. Assim, será mais fácil memorizar e assimilar todas as regras e normas da nossa Língua Portuguesa, acelerando assim o seu processo de aprendizado.

Agora que você já sabe qual o correto entre explorar ou esplorar, não deixe de continuar sempre a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *