Experiente ou esperiente

Na nossa Língua Portuguesa, é comum que as letras X e S assumam o mesmo som em algumas ocasiões. E com isso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a grafia correta de determinadas expressões. É o caso de experiente ou esperiente.

Apenas uma delas está correta e deve ser usada no seu dia a dia.

Nesse post, além descobrir qual o correto entre experiente ou esperiente, você também verá algumas regras de utilização da letra X e algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Afinal de contas qual a expressão correta entre experiente ou esperiente?

O correto entre experiente ou esperiente é a primeira alternativa, com a letra X.

Essa palavra é um substantivo de duplo gênero (feminino e masculino) e que também é um adjetivo. Ela deve ser usada sempre que você quiser indicar alguém que tem prática ou conhecimento em determinado assunto.

Exemplos de utilização da expressão experiente

  • Eu sou muito experiente nesse assunto;
  • É melhor deixar essa tarefa para alguém experiente;
  • Você deve contratar alguém experiente para fazer essa reforma.

Quando usar a letra X?

Confira abaixo algumas regras de utilização da letra X:

  • Após palavras que iniciam com o prefixo EN, tais como: enxaguar, enxame e exame;
  • Em palavras iniciadas em ME, tais como mexer e mexido;
  • Após ditongos como baixo e caixa;
  • Em palavras de origem africana, indígena, ou da Língua Inglesa que foram adotadas no português, tais como: xará e xavante.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo qual o correto entre experiente ou esperiente, não deixe de conferir abaixo algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Primeiramente, deixe de usar os corretores automáticos, pois eles só prejudicam o seu aprendizado. Isso porque, as expressões são corrigidas sem qualquer tipo de justificativa. Logo, você não aprende realmente.

O ideal é usar aplicativos de vocabulário, ao invés desse tipo de ferramenta. Com eles, você poderá conhecer uma série de novas expressões todos os dias. Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você releia os seus livros de Português do ensino fundamental e Médio. Ao longo do tempo é comum que a gente esqueça de vários ensinamentos. Ao reler esses livros, você conseguirá relembrar de várias regras e normas, otimizando assim o seu aprendizado.

Também é interessante ler conteúdos que usem a norma culta, como revistas e artigos científicos. Dessa forma, é possível assimilar com mais facilidade as regras e normas.

Agora que você já sabe qual o correto entre experiente ou experiente, não deixe de continuar a procurar sempre por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar ela nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *