Eu te amo, te amo ou amo-te

Na nossa Língua Portuguesa, é comum encontrar expressões diferentes para indicar uma mesma coisa ou ação. E isso acaba gerando muita confusão em algumas pessoas. é o caso de eu te amo, te amo ou amo-te.

Apesar das três estarem corretas, apenas uma é mais aceita usualmente no nosso dia a dia.

Nesse artigo, além de aprender como usar eu te amo, te amo ou amo-te corretamente, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre Língua Portuguesa.

Eu te amo, te amo ou amo-te: afinal de como usar cada expressão corretamente?

Entre as expressões eu te amo, te amo ou amo-te, a que é mais aceita pelos especialistas e deve ser usada no seu dia a dia é a eu te amo.

Ela, assim como as outras duas expressões, deve ser usada para indicar o ato de amar alguém. É uma demonstração afetiva usualmente utilizada.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Eu te amo mais que tudo nessa vida;
  • Eu te amo e quero me casar com você;
  • Eu te amo, obrigado por estar sempre ao meu lado.

As expressões te amo e amo-te também existem dentro do nosso idioma. Contudo, elas são menos utilizadas.

Dentro da Língua Portuguesa, várias expressões e palavras caíram em desuso. Isso porque, com o passar do tempo o nosso idioma foi sendo atualizado para comportar novas palavras que surgiram, bem como facilitar a comunicação.

Por conta disso, quando o assunto é eu te amo, te amo ou amo-te, o ideal é usar apenas a primeira alternativa.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe qual a expressão mais indicada entre eu te amo, te amo ou amo-te, nós vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Para começar, leia bastante, principalmente conteúdos científicos como artigos e revistas. Esse é um excelente exercício para o cérebro, uma vez que estimula diretamente a sua memória.

Outra dica para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é deixar os corretos automáticos de lado. Eles não ajudam no processo de aprendizado, pelo contrário, acabam atrapalhando.

Isso porque eles apenas corrigem palavras, sem realmente explicar o porquê.

Ao invés de usar essas ferramentas, prefira ter um app de vocabulário no seu smartphone. Com ele, você poderá conhecer novas palavras todos os dias e aprofundar seu aprendizado.

Nós recomendados o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Com ele, você terá acesso a todas as expressões aceitas pela entidade.

Por fim, não pare no eu te amo, te amo ou amo-te. Continue sempre a buscar mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixar o seu comentário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *