Estamos quite ou Estamos quites

É muito comum ver pessoas em dúvida sobre o uso do plural de algumas expressões. Isso ocorre por conta de confusões em relação a concordância de algumas delas, é o caso de Estamos quite ou Estamos quites.

Apenas uma dessas expressões está com a concordância correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender o correto entre Estamos quite ou Estamos quites, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Por isso não deixe de ler até o final!

Afinal de contas, qual o correto entre Estamos quite ou Estamos quites?

O correto entre Estamos quite ou Estamos quites é a segunda alternativa, com as duas palavras no plural.

Muita gente acha que quite é um adjetivo não flexivo. No entanto, é possível flexiona-lo assim com feliz (felizes), alegre (alegres) e       triste (tristes).

No caso, a expressão quite só deve ser utilizada quando a palavra que a antecede também estiver no singular, como estou e está.

Exemplos de utilização de estamos quites

  • Agora que você pagou o que devia, estamos quites;
  • Por fim estamos quites;
  • Te devolvi a brincadeira, agora estamos quites;

Exemplos de utilização de estou quite

  • Paguei o que devia e estou quite;
  • Devolvi o seu dinheiro, estou quite;
  • Eu já estou quite dessa dívida.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre Estamos quite ou Estamos quites, vamos dar algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira recomendação é que você passe a usar apps de vocabulário no seu dia a dia. Eles são grandes aliados do aprendizado, uma vez que através deles é possível conhecer uma nova gama de expressões.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras!

Outra dica é que você evite usar a linguagem web fora de ambientes digitais. Isso porque, esse tipo de linguagem possui uma série de expressões, abreviações e memes que não são aceitos pela norma culta.

Logo, deixe para usar esse tipo de linguagem apenas em ambientes digitais informais.

Mais uma recomendação é que você releia os livros de Português do Ensino Fundamental e Médio. É muito comum que a gente esqueça de vários aprendizados, com o passar do tempo.

Através da leitura desses conteúdos você poderá relembrar uma série de conhecimentos importantes.

Além disso, nós recomendamos que você escreva frequentemente usando a norma culta. A escrita é uma das melhores aliadas do aprendizado, pois, estimula diretamente a memorização.

Agora que você já sabe o correto entre Estamos quite ou Estamos quites, não deixe de continuar a procurar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *