Estalar ou estralar

Na nossa Língua Portuguesa, é comum encontrar palavras que são sinônimos e que têm a escrita parecida. Contudo, apenas uma é mais utilizada e indicada pelos linguistas. É o caso, por exemplo, das expressões estalar ou estralar.

As duas estão corretas, contudo, apenas uma delas é mais indicada pelos especialistas.

Neste post, além de aprender qual a expressão mais indicada entre estalar ou estralar, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final!

Afinal de contas, qual a forma mais correta entre estalar ou estralar

As expressões estalar ou estralar existem dentro do nosso idioma. Elas são o que chamamos de verbos sinônimos. Ou seja, significam a mesma coisa.

Contudo, a forma mais correta segundo os linguistas é estalar.

Essas expressões devem ser utilizadas quando você quiser indicar o ato de estalo, ou um ruído súbito.  Elas também podem ser utilizada para indicar o ato de estrelar ovos ou também de dar palpites.

Essas palavras ainda podem ser utilizadas como sinônimos de partir, romper, rachar, irromper e deflagrar.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessas expressões:

  • Para de estralar os dedos, isso faz mal para as juntas;
  • Se você aquecer demais esse vidro, ele vai estalar;
  • Vou estalar ovos para o café da manhã.

O verbo estralar está no dicionário. Contudo, é o estalar que é mais socialmente aceito e indicado. Por conta disso, ele é o que deve ser utilizado no seu dia a dia.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe que as expressões estalar ou estralar estão corretas e podem ser usadas, vamos dar algumas dicas de como melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!!!

A primeira recomendação é que você deixe de usar os corretores automáticos. Isso porque, eles só atrapalham o seu aprendizado.

Essas ferramentas apenas corrigem as expressões sem dar qualquer tipo de justificativa. Com isso, você não aprende realmente.

Ao invés de usar esse tipo de recurso, prefira usar aplicativos de vocabulário. Com eles sim você poderá aprender novas expressões todos os dias. Uma excelente alternativa é o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Outra recomendação é que você passe a ler mais conteúdos que usem a norma culta, como livros, revistas e artigos científicos. Dessa forma, será mais fácil assimilar todas as informações.

Além disso, passe a escrever usando a norma culta com mais frequência. A escrita é uma das melhores aliadas do aprendizado, pois ajuda a estimular diretamente a memorização.

Por fim, não pare no estalar ou estralar, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite para deixa-la nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *