Estágio ou estajio

Na nossa Língua Portuguesa, em muitas situações as letras G e J assumem o mesmo som. Por conta disso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a forma correta de escrever determinadas palavras, é o caso de estágio ou estajio.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender o correto entre estágio ou estajio, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Não deixe de ler até o final!

Afinal de contas qual o correto entre estágio ou estajio?

O correto entre estágio ou estajio é a primeira alternativa, com a letra G. a expressão estágio com a letra J está incorreta e por isso não deve ser utilizada no seu dia a dia.

A expressão estágio é um substantivo masculino. Ela pode ser utilizada de diferentes maneiras, sendo a mais comum para indicar o período de estudos práticos de um estudante do ensino superior.

Também pode ser utilizada para indicar uma etapa dentro de um processo, ou, ainda, cada parte independente de um foguete. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão.

  • Nesse último período preciso começar meu estágio;
  • O próximo estágio desse processo é a retirada dos moldes;
  • O último estágio do foguete será a abertura do paraquedas para a aterrissagem na costa;
  • Termino meu estágio em apenas um mês.

Mas afinal de contas porque essa expressão precisa ser escrita com a letra G? Ela deve ser escrita dessa maneira porque tem origem na palavra francesa stage.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe qual o correto entre estágio ou estajio, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira dica é que você deixe de usar corretores automáticos no seu dia a dia. Isso porque eles só tendem a atrapalhar o seu aprendizado, uma vez que não ensinam o porque as correções estão sendo feitas.

Ao invés desse tipo de ferramenta, prefira utilizar apps de vocabulário. Eles sim poderão agregar muito ao seu aprendizado.

Uma excelente indicação é o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você passe a ler com mais frequência, principalmente conteúdos que utilizem a norma culta, como livros, revistas e artigos científicos. Assim você poderá ver as regras sendo aplicadas no seu dia a dia.

Além disso, também é interessante que sempre que você tenha dificuldades de memorizar uma regra, que você escreva ela. Assim, seu cérebro terá mais facilidade de memorizar a informação.

Por fim, não pare no estágio ou estajio, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixa-la nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *