Embora ou Em Bora

Na nossa Língua Portuguesa, existem uma série de expressões que acabam gerando confusão, pois, as pessoas não sabem ao certo a forma correta de escrevê-las. É o caso de Embora ou Em Bora.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser usada no seu dia a dia.

Nesse post, além de aprender qual o correto entre Embora ou Em Bora, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixe de ler até o final.

Afinal de contas qual o correto entre Embora ou Em Bora?

O correto entre Embora ou Em Bora é a primeira alternativa, com tudo junto.

Ela pode ser usada como advérbio, para indicar a ação de afastamento. Mas, ela também pode ser usada como uma conjunção concessiva, sendo usada para indicar uma ideia oposta.

Ela é sinônimo de expressões como: ainda que, não obstante, vambora, simbora e apesar de

Exemplos de utilização da expressão embora

Confira abaixo alguns exemplos de utilização da expressão embora:

  • Vou embora desse restaurante agora mesmo;
  • Embora os gestores tenham debatido, nenhuma decisão foi tomada até então;
  • Eu quero ir embora desse lugar o quanto antes;
  • Embora o sol esteja brilhando e o céu sem nuvens, a previsão é de chuva no final de semana.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Sabendo qual o correto entre Embora ou Em Bora, não deixe de aproveitar para conferir algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

A primeira recomendação é que você deixe de usar corretores automáticos. Eles só tendem a prejudicar o seu aprendizado, uma vez que corrigem expressões mas sem dar qualquer tipo de justificativa.

Ao invés desse tipo de recurso, prefira usar apps de vocabulário. Com eles será possível aprender uma série de novas expressões todos os dias.

Nós recomendamos o VOLP, que é o app oficial da Academia Brasileira de Letras.

Mais uma das dicas é que você use a norma culta com mais frequência no seu dia a dia, inclusive nas redes sociais. Quanto mais você tornar o uso dela um hábito, mais fácil será aprender as normas corretamente.

Inclusive, sempre que você tiver dificuldades em memorizar alguma regra, norma ou expressão, escreva ela ao menos dez vezes em uma folha de papel. Esse exercício simples ajuda e muito na memorização.

Outra dica é que você leia conteúdos que usem a norma culta, tais como livros, revistas e artigos científicos. A leitura também é uma grande aliada do aprendizado de modo geral.

Agora que você já sabe o correto entre Embora ou Em Bora, não deixe de continuar a buscar por mais conhecimento. Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixar ela nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *