Emanar ou imanar

A Nossa Língua Portuguesa é bastante complexa. Isso porque, existem várias palavras que tem a grafia e sons parecidos, mas, que devem ser usadas em situações específicas. É o caso de emanar ou imanar.

As duas expressões existem dentro do nosso idioma, contudo, devem ser aplicadas de formas diferentes.

Nesse artigo, além de aprender como usar emanar ou imanar, você também verá uma série de dicas para melhorar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

Emanar ou imanar, afinal como usar cada expressão?

As expressões emanar ou imanar existem dentro do nosso idioma, e são reconhecidas pela Academia Brasileira de Letras. Contudo, elas tem significados diferentes e devem ser aplicadas em situações distintas.

A palavra emanar é um verbo. Ela deve ser utilizada quando você quiser indicar que algo teve origem de alguma coisa. Ela também pode ser usada para indicar o ato de exalar algo, ou de disseminar.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização do verbo emanar:

  • Para o ralo não emanar esse cheiro, é melhor colocar uma tampa nele;
  • Isso vai começar a emanar pela casa toda.

Por sua vez, a palavra imanar também é um verbo. Contudo, ela não tem qualquer relação com disseminação de algo.

Na verdade, ela se refere ao ato de comunicar propriedades magnéticas a um corpo, também sendo sinônimo de magnetizar. Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Fulano vai imanar aquela peça de metal;
  • É possível imanar uma barra de ferro através da corrente elétrica.

Ela é bem menos utilizada no dia a dia, mas também existe no nosso idioma.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre Língua Portuguesa

Agora que você já sabe a diferença entre emanar ou imanar, nós vamos te dar algumas dicas para melhorar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Para começar, deixe de lado os corretores automáticos. Eles não ajudam em nada no seu aprendizado.

Isso porque eles não dão qualquer tipo de explicação sobre as correções feitas. Simplesmente corrigem e pronto.

O ideal é que, se você tiver alguma dúvida sobre a forma correta de uma palavra, você faça exatamente o que acabou de fazer. Busque saber qual é o certo e o porquê.

Outra dica importante para você melhorar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa é tentar usar uma palavra nova todos os dias. Assim, você terá um vocabulário mais amplo.

Para fazer esse exercício, nós recomendamos que você utilize o VOLP, que é o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras. Nele você irá encontrar todas as expressões que são aceitas pela entidade.

Por fim, não pare no emanar ou imanar. Continue sempre a aprimorar seus conhecimentos, sempre pesquisando na web ou relendo livros escolares sobre português.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Então aproveite e deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *