Discussão ou discução

Na nossa Língua Portuguesa existem várias letras que possuem o mesmo som, como SS e Ç. Por conta disso, muitas pessoas acabam fazendo confusão com algumas expressões, é o caso, por exemplo, de discussão ou discução.

Apenas uma dessas expressões está correta e deve ser utilizada no seu dia a dia.

Neste post, além de aprender qual a forma correta entre discussão ou discução, você também verá uma série de dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Então não deixa de ler até o final!

Afinal de contas qual o correto discussão ou discução?

O correto entre discussão ou discução é a primeira alternativa, com duplo S. a expressão discução com ç está incorreta e por isso não deve ser utilizada.

A palavra discussão é um substantivo feminino. Ela deve ser usada sempre que você quiser indicar o ato de debater, discutir ou disputar algo verbalmente.

Em muitos casos na discussão podem haver diferentes pontos de vista, bem como análises.

Confira abaixo alguns exemplos de utilização dessa expressão:

  • Essa discussão não vai levar ninguém a lugar nenhum;
  • Em uma discussão é necessário manter a calma e usar a lógica;
  • Essa discussão nunca vai ter fim;
  • Essa discussão já passou dos limites;
  • Ninguém mais aguenta essa discussão dos dois.

Mas afinal de contas porque essa expressão deve ser escrita com dois S e não com Ç? Bom ela origem na palavra em latim discussione, por conta disso que a grafia correta é com duplo S.

Além disso, dentro do nosso idioma os verbos terminados em curtir devem sempre ser escritos com duplo S, como percussão e repercussão.

Dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa

Agora que você já sabe o correto entre discussão ou discução, vamos dar algumas dicas para melhorar os seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Confira!

A primeira dica é que você deixe para usar a linguagem web apenas em ambientes digitais. Ela é repleta de gírias, expressões e abreviações que não são aceitas pela Norma Culta.

Logo, isso pode gerar confusão se você usá-la em locais em que a norma culta é exigida.

Outra recomendação é parar de usar corretores automáticos, pois eles só prejudicam o seu aprendizado. Isso porque eles não explicam o porquê das correções, e você acaba não aprendendo realmente.

Ao invés deles prefira utilizar apps de vocabulário. Com eles você poderá aprender novas palavras todos os dias de forma super simples e rápida.

Nós indicamos o VOLP. Ele é o app oficial da Academia Brasileira de Letras. Com ele será possível conhecer todas as palavras aceitas pela entidade e melhorar seu vocabulário.

Por fim, não pare no discussão ou discução, continue sempre buscando por mais conhecimento.

Tem mais alguma dúvida sobre a nossa Língua Portuguesa? Aproveite para deixá-la nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *